sexta-feira, 11 de agosto de 2017

2 Coríntios 3:15-16

2 Coríntios 3:15-16 - E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
E ATÉ HOJE. Os escritos de Moisés, bem como toda a literatura religiosa dos judeus, que faziam parte do judaísmo, e é a isso que se refere ao autor, ainda é lida por todos como se fosse uma literatura normal para a igreja de Cristo, o que não deve ser, conforme a teologia de Paulo. Quase todas as lideranças do cristianismo não fazem diferença entre o que deve ser conteúdo bíblico para a igreja e o que era literatura religiosa dos judeus, que dava sustentação ao judaísmo, mesmo sabendo ou não.

QUANDO É LIDO MOISÉS. Essa frase do escritor é a mesma coisa que dizer: Tudo que se refere aos elementos do judaísmo, quando é lido nos dias de hoje. Ler Moisés é ler qualquer literatura dos judeus, que sustentava o judaísmo. A bíblia é dividida em duas religiões, o judaísmo, composto pelo Velho Testamento e o cristianismo apoiado pelo Novo Testamento. Quem não ver assim é porque tem seus interesses contrariados.

O VÉU ESTÁ POSTO. Este ponto clareia mais ainda o ponto de vista do escritor, porque existe o tal do véu envolvendo tais interesses contrariados dos que não enxergam a verdade. O véu representava um artifício de Moisés para tentar encobrir algo que o povo não deveria saber. Hoje, este véu representa uma máscara na vida daqueles que tem interesse em misturar os elementos do judaísmo abolido com o cristianismo.

SOBRE O CORAÇÃO DELES. Em texto anterior, o escritor afirma que o véu estava sobre a mente, ou seja, sobre o entendimento deles, mas agora, ele aprofunda mais ao afirmar que, este véu esta sobre o coração dos defensores do judaísmo. Os líderes legalistas da igreja primitiva não entenderam que Cristo veio justamente libertar a sua igreja do judaísmo, e hoje não é deferente, muitos são cristãos legalistas, que mais vivem os parâmetros da velha dispensação, do que a liberdade do evangelho de Cristo.

MAS QUANDO SE CONVERTEREM. Quem vive sem fazer distinção entre o cristianismo e o judaísmo precisa de uma coisa, que é ser converter ao evangelho de Cristo. Quem é gentio, convertido ao cristianismo e que segue os elementos do judaísmo ou da velha dispensação, tem rejeitado a Cristo, como aconteceu com os judeus que rejeitaram a Cristo para continuarem na sua antiga religião judaica.

AO SENHOR. Se converter ao Senhor, neste caso, é deixar o judaísmo pelo cristianismo, coisa que muitos ainda não fizeram, e isso porque, são mais judaizantes do que seguidores do evangelho das boas novas de Cristo. Se converter a Cristo é aceitar a salvação pela graça de Deus e ter a certeza e a fé de que vai chegar como bem-aventurado na presença de Deus, porque a redenção de Cristo foi suficiente.

ENTÃO O VÉU SE TIRARÁ. Enquanto os judaizantes, não aceitarem a perfeita obra de expiação e propiciação do Cristo de Deus, o véu vai permanecer sobre seus corações. Tem muita gente aceitando um sistema religioso do reino dos homens, pensando que estão se convertendo a Cristo. E porque as pessoas não percebem isso? Por causa do véu, que está posto sobre a mente e o coração de muitos. Ninguém se iluda, ou a pessoa segue o cristianismo ou o judaísmo, ou a lei de Moisés ou o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...