terça-feira, 15 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:3

2 Coríntios 4:3 - Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
MAS, SE AINDA. Os opositores ou oponentes de Paulo em Corinto, lhe acusavam de pregar um evangelho difícil de se entender, quando confrontado com a legislação de Moisés, defendida pelos cristãos legalistas ou ainda pela filosofia dos gnósticos, que misturavam ciência com religião. No dizer do escritor, se eles ainda não entenderam o evangelho simples pregado por Paulo, é porque eles se faziam de tolos, para dar a entender para as pessoas que, suas teses teológicas eram mais importantes.

O NOSSO. O autor não está dizendo que o evangelho por ele pregado era dele próprio, mas ele estava tentando dizer que, o evangelho por ele pregado e pelos seus amigos de ministério era diferente do outro evangelho pregado com subterfúgio e adulteração pelos seus oponentes em Corinto. O evangelho pregado por Paulo aos gentios tinha uma mensagem revelada pelo Espírito Santo de Deus, e não por homem algum.

EVANGELHO. Simão Pedro pregava em Corinto um evangelho misturado com a lei de Moisés, porque ele ainda era legalista. O partido de Apolo pregava um evangelho baseado em sabedoria humana. No entanto, o evangelho pregado por Paulo era um evangelho de boas novas, anunciando que em Cristo, os seus remidos são salvos pela graça de Deus, porque Cristo já havia pago o preço da redenção pela sua igreja.

ESTÁ ENCOBERTO. Nem Simão, nem Apolo e nenhum outro haviam pregado um evangelho de forma mais clara e honesta do que Paulo em Corinto. Percebe-se que os oponentes de Paulo o acusavam de transmitir uma mensagem incompreensível. Quando na verdade, eram eles que pregavam um evangelho misterioso. É tanto que, o evangelho pregado por Simão tinha mais elemento do judaísmo, do que o âmago e a essência das boas novas de Cristo e Apolo pregava um evangelho muito profundo.

PARA OS QUE. Não compreendia a mensagem de Paulo, quando ele pregava o evangelho, quem realmente não queria aceitar a nova realidade de Deus para a humanidade por Cristo Jesus. Está provado pelo Novo Testamento que, o apóstolo dos gentios foi, em sua época, o maior missionário transcultural, pregando as boas novas e fundando igrejas no mundo inteiro, não entendeu sua mensagem, quem não quis.

SE PERDEM. Nem todos querem aceitar as boas novas do evangelho da libertação. A prova disto é que, o próprio Cristo veio para o que era seu, e os seus não o receberam. A realidade histórica da igreja é que, infelizmente, a maior parte da humanidade rejeita a mensagem do evangelho, porque o mesmo evangelho diz que existem os filhos da perdição. E o inimigo cega o entendimento dos incrédulos.

ESTÁ ENCOBERTO. Assim sendo, nenhum pregador pode esperar que seus ouvintes irão todos acreditarem em sua mensagem. Cristo disse que, suas ovelhas ouvirão a sua voz e o seguirão, e haverá um Pastor, ele próprio, e um rebanho, que é a sua igreja remida. Mais, claro fica pela realidade que muitos, não querem nem ouvir as boas novas do evangelho. Muitos outros até dão ouvidos, mas não aceitam o compromisso de viver uma vida digna perante Deus, porque o caminho é apertado e a porta estreita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...