segunda-feira, 7 de agosto de 2017

2 Coríntios 3:6

2 Coríntios 3:6 - O qual, nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
O QUAL, NOS FEZ TAMBÉM CAPAZES. Outra vez o autor atribui sua capacidade em realizar uma grande obra pelo evangelho ao Deus Onisciente, ele que é o Deus de toda sabedoria e que distribui sua sabedoria com que lhe apraz. Paulo sabia das dificuldades que teve que enfrentar, principalmente no início de seu ministério, porque não teve o apoio do grupo apostólico de Jerusalém, no entanto, Deus lhe deu as condições necessárias para que ele cumprisse com sucesso sua missão, a que não foi fácil.

DE SER MINISTROS. Na verdade, Paulo era um dos mais conceituados apóstolo de Cristo no mundo gentílico, porque foi chamado diretamente por Cristo, quando de viagem para Damasco para perseguir os seguidores do Senhor Jesus. Mas, neste ponto, ele se classifica de ministro, porque estava tratando do assunto de transmitir sua mensagem para um povo que ainda não conhecia a Cristo, em missão transcultural.

DE UM NOVO TESTAMENTO. Moisés foi um dos mediadores da velha aliança entre Deus e o seu povo Israel, escrevendo a sua legislação para o povo judeu. Cristo foi o único Mediador entre Deus e os homens na nova aliança da graça de Deus. Mas ele constituiu seus ministros para transmitirem sua mensagem depois de sua ascensão às mansões celestiais. E Paulo foi um dos mais importantes ministro no mundo gentílico.

NÃO DA LETRA. Na realidade, o Novo Testamento é a constituição celestial para a igreja de Cristo como legislação que orienta o novo Israel quanto aos planos de Deus para a igreja de Cristo. Mas de fato, sua mensagem é diferente das exigências da legislação de Moisés, em que os filhos de Israel viviam condicionados as suas regras, como algo que com o passar do tempo se tornou em um fardo insuportável.

MAS DO ESPÍRITO. Apesar da palavra espírito não está com sua inicial maiúscula, mas o sentido da expressão nos fala do princípio espiritual que norteia a nova aliança da graça de Deus com a igreja de Cristo. Cristo subiu aos céus para se assentar a destra de Deus e enviou o seu Santo Espírito para ajudar a sua igreja até que ele venha para arrebatar os seus escolhidos. Isso é o que prevalece na atualidade.

PORQUE A LETRA MATA. O escritor começa a delinear a diferença da velha dispensação da lei de Moisés com a nova aliança da graça de Deus com a igreja de Cristo. A letra mata, e isso ele trata do que norteava a legislação de Moisés com seus resultados sobre a vida dos israelitas. E isso se pode dizer sobre suas regras impraticáveis, que gerava a morte dos desobedientes, mas principalmente no sentido de que não aperfeiçoou os judeus quanto ao caminho rumo à vida eterna.

E O ESPÍRITO VIVIFICA. O sentido mais profundo da nova aliança da graça de Deus com a igreja remida de Cristo é justamente a vida eterna. De forma que a função preponderante das boas novas do evangelho de Cristo é levar os homens a desfrutarem de uma eternidade feliz. A nova aliança com sua mensagem de vida tem como resultado final encaminhar o povo de Cristo para a felicidade eterna, o que se traduz por salvação e vida eterna. O Novo Testamento tem uma mensagem de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...