terça-feira, 22 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:14

2 Coríntios 4:14 - Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.
SABENDO QUE. Mas uma vez, o autor mostra a possibilidade de que, neste momento em que escreve essa sua carta, havia o eminente perigo de sua morte, por causa de suas atividades em prol do cristianismo. Se Paulo era consciente do que estava acontecendo contra sua pessoa e ministério, também desejava que seus leitores tomassem conhecimento dos fatos que lhe ocorriam. Sabendo da sua história, aprendemos que depois de Cristo, o apóstolo dos gentios foi o mais perseguido.

O QUE. Quem foi que ressuscitou ao Senhor Jesus? O evangelho declara que foi o Criador de todas as coisas, o Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A vida e o ministério de Cristo foi uma caminhada rumo à santidade e perfeição, é tanto que, o evangelho diz que, ele não pecou, não errou e nem falhou. Com isso, ele acumulou virtudes, no sentido de vencer definitivamente a morte, o último inimigo.

RESSUSCITOU. A ressurreição de Cristo Jesus foi fundamental para a existência do cristianismo sobre a terra, porque deu credibilidade a tudo que o Senhor Jesus falava e fazia durante seu ministério. Observamos que, até mesmo seus apóstolos voltaram as suas atividades seculares, com a morte de Jesus na cruz do Calvário. Isso quer dizer que, se Jesus não tivesse ressuscitado, tudo tinha encerrado naquele momento.

O SENHOR JESUS. E a ressurreição de Cristo de entre os mortos, foi um golpe fatal contra o império das trevas, contra a morte e em favor da vida e da salvação da igreja remida do Cristo ressurrecto. Mas uma vez, o autor aponta em direção ao senhorio de Cristo, certamente, dizendo que o seu Senhor era Jesus e também da igreja, e não os seus oponentes em todas as igrejas. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, ele que é o Salvador da humanidade, nosso Advogado, bom Pastor e Redentor.

NOS RESSUSCITARÁ TAMBÉM. Na sua primeira carta aos Coríntios, Paulo dedica um capítulo inteiro de sua correspondência para falar justamente sobre este tão significativa tema, a ressurreição dos remidos de Cristo. Mas neste caso, deste texto, ele fala especificamente sobre seus caso, dizendo aos seus leitores que, se os seus inimigos chegassem a lhe matar, ele tinha certeza de sua ressurreição futura.

POR JESUS. O grande Deus, que é o Senhor da vida, ressuscitou o Senhor Jesus, e agora, o escritor declara que este mesmo Jesus, que foi ressuscitado por Deus Pai é quem vai ressuscitar os seus remidos que já estiverem mortos, quando de sua vinda para arrebatar a sua igreja. Com isso, se cumprirá aquela palavra que disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim, ainda que esteja morto viverá. O arrebatamento da igreja mostrará a glória e a majestade do Senhor Jesus Cristo.

E NOS APRESENTARÁ CONVOSCO. Refazendo a mensagem, Paulo quis dizer o seguinte: Se eu tiver que partir desta terra antes de vós, não se preocupem, porque Cristo vai voltar, eu vou ressuscitar e nós nos encontraremos nas mansões celestiais. Paulo esperava a volta de Cristo a qualquer momento, sem, no entanto, saber que haveria um grande hiato de tempo entre a ascensão e a volta de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...