quarta-feira, 2 de agosto de 2017

2 Coríntios 2:13

2 Coríntios 2:13 - Não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia.
NÃO TIVE DESCANSO. Percebemos o quanto os problemas que estavam acontecendo em Corinto perturbava o grande apóstolo dos gentios. Tendo chegado em Trôade, uma região favorável para que ele divulgasse o evangelho de Cristo, coisa que o apóstolo mais gostava de fazer, porque para isso ele foi chamado pelo Senhor, mesmo assim, o missionário não teve condições psicológicas para permanecer naquele lugar, mas buscou se dirigir a Macedônia, para se encontrar com Tito.

NO MEU ESPÍRITO. Não foi apenas uma tristeza de semblante, apesar de que, quem olhasse para Paulo, logo percebia que ele estava abatido, presente no corpo em Trôade, mas seus pensamentos estavam na cidade de Corinto. Estas preocupações do apóstolo dos gentios eram tão profundas que chegou a tomar conta do seu espírito, com isso entendemos que o seu interior ficou consternado pela igreja de Corinto.

PORQUE NÃO ACHEI ALI. Quando Paulo se dirigiu as partes de Trôade e não encontro seu amigo de Ministério, suas preocupações foram redobradas, uma vez que, além das preocupações com a igreja de Corinto, o apóstolo não sabia o que tinha acontecido com seu amigo de confiança, Tito. Certamente eles tinham combinado de alguma forma de se encontrarem naquela região para fazerem justo a obra de Deus. Era grande a expectativa de Paulo por saber notícias de Corinto por meio de Tito.

MEU IRMÃO. Paulo mais uma vez em suas cartas chama seus companheiros de ministério de irmãos, e isso deve servir de lição para os líderes do cristianismo, principalmente para aqueles que se acham melhores do que os demais. Já no tempo do judaísmo era um costume dos judeus, chamar os seus compatriotas de irmãos. Já no tempo do cristianismo isso passou a ser tradição, porque somos filhos de Deus.

TITO. São muitas as referencia neotestamentárias a respeito deste homem de Deus, apesar de não ser citado de maneira recorrente no livro de Atos dos Apóstolos, porque alguns comentaristas afirmam de que ele poderia ser irmão do Dr. Lucas, e por modéstia o escritor não destacou Tito em sua obra literária. Tito foi um dos grandes amigos de Paulo, assim como também Timóteo, Barnabé e outros tantos.

MAS DESPEDINDO-ME DELES. Despedindo-se de Quem? Dos moradores e habitantes da região de Trôade, onde se encontrava naquele momento, quem sabe a convite de alguém que tinha grande influência naquela região. Com um coração inquieto e o espírito em perturbação, o missionário transcultural não se demorou em viajar até a Macedônia para se encontrar com Tito e saber das notícias sobre a igreja de Corinto.

PARTI PARA MACEDÔNIA. Nesta época em que o apóstolo se refere a esta região, segundo os historiadores, faziam parte desta mesma região as cidades de Filipos, Beréia, a capital da colônia romana, chamada pelo mesmo nome da região entre outras. O apóstolo Paulo esteve trabalhando na divulgação do evangelho naquela região com seus amigos de ministério, o próprio Tito, Timóteo, Silas Gaio e Aristarco entre outros. Esta foi uma cidade muito importante já desde o tempo de César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...