sábado, 19 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:10

2 Coríntios 4:10 - Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos.
TRAZENDO SEMPRE. Este texto confirma o que escreveu Paulo em Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Desde que o apóstolo se dedicou a fazer missões em prol do reino de Cristo, e até o final de sua vida, que ele sempre esteve sendo perseguido, maltratado, e por fim, morreu por amor a pregação do evangelho de Cristo.

POR TODA A PARTE. Quando o apóstolo se converteu, passados mais ou menos três anos, ele foi até a Jerusalém para buscar apoio do grupo apostólico para sua missão, que era pregar o evangelho aos gentios. Não teve o apoio das lideranças da igreja mãe de Jerusalém, e a partir de então, começou a ser perseguido de cidade em cidade, por onde passava levando as boas novas de Cristo, ao mundo gentílico.

A MORTIFICAÇÃO. O que o autor tenta dizer com essa frase é que as mesmas coisas que Cristo teve que enfrentar dos seus compatriotas judeus, ele também sempre e em todos os lugares passava as mesmas coisas. Os judaizantes, não satisfeitos com a morte que provocaram do Senhor Jesus, sempre estavam desfechando seu ódio contra Paulo, que era um representante e embaixador de Cristo por onde passava.

DO SENHOR JESUS. Este Jesus, do qual Paulo trazia em seu corpo as marcas, era aquele mesmo Jesus que os judeus perseguiram, humilharam, e por fim, mataram de morte dolorosa na cruz do Calvário. Mas também é o mesmo Jesus que Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todos os joelhos, dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e que toda língua confessara como Senhor, conforme (Filipenses 2-9-11).

NO NOSSO CORPO. O escritor tinha uma compreensão profunda do que lhe acontecia, como reprodução gradual do que ocorreu com o seu Mestre, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Alias, o apóstolo achava que era um privilégio ter que passar por muitas coisas que o Senhor Jesus tinha passado. Isso era uma prova de que ele andava nas pisadas do Mestre, e como seu discípulo, tinha que seguir seu exemplo de vida também.

PARA QUE A VIDA DE JESUS. Esta vida de Cristo, sobre a qual o apóstolo se refere, diz respeito à vida incorruptível, da qual o Cristo de Deus se tornou participante após a sua ressurreição. Quem nesta vida faz a vontade de Deus e sofre ou morre com Cristo, tem a certeza de que será também participante do tipo de vida que Cristo tem e que veio produzir para os seus remidos. Esta é a vida eterna, vida abundante e plena.

SE MANIFESTE TAMBÉM NOS NOSSOS CORPOS. Certamente, o escritor fala do que ele escreveu em 1 Coríntios 15:53-54 - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi à morte na vitória. Isso vai acontecer no momento do arrebatamento da igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...