quarta-feira, 2 de agosto de 2017

2 Coríntios 2:12

2 Coríntios 2:12 - Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no Senhor.
ORA, QUANDO CHEGUEI. O desejo e o programa de atuação do apóstolo seria viajar para Corinto, a fim de resolver os problemas das divisões naquela igreja, porem, o fato de uma liderança importante daquela comunidade se levantar contra o apóstolo mudou o roteiro de sua missão. O apóstolo dos gentios foi chamado por Cristo para fazer missões, que era fundar uma nova igreja, preparar obreiros locais e partir para outras localidades para levar as boas novas de Cristo, a quem não o conhecia ainda.

A TRÔADE. Conforme a geografia bíblica, essa era uma região e não uma cidade como muitos imaginam. Essa região hoje fica na Turquia e tem como entornos conhecidos o mar Egeu, Anatólia, Helesponto, sendo cortada em sua parte oeste, pelo muito conhecido monte Ida. Não se sabe em qual local dessa região o apóstolo se refere em que esta porta se abriu para ele, a fim de anunciar as boas novas do evangelho.

PARA PREGAR. Esse era na realidade o ministério de Paulo, como um verdadeiro evangelista, que foi chamado exclusivamente para pregar as boas novas sobre o Cristo de Deus. Ele não foi chamado para pastorear uma igreja local, porque sua missão era transcultural, anunciando a Jesus Cristo onde o Senhor ainda não era conhecido. Sem, no entanto, se negar a edificar as igrejas por ele fundadas, por onde passava. Mas, no fundo da sua alma, ele gostava mesmo era de fazer missões e pregar o evangelho.

O EVANGELHO. A antiga dispensação tinha como base a legislação de Moisés, com os dez mandamentos escritos pelo próprio Deus, além dos muitos mandamentos, estatutos e juízos escritos por Moisés para organizar Israel como nação independente. Na nova dispensação implantada pelo Messias de Deus, Jesus de Nazaré, tem como fundamento o evangelho das boas novas, o Novo Testamento, escrito para a igreja.

DE CRISTO. O evangelho de Cristo. Essa é uma expressão que nos ensina sobre a mensagem das boas novas sobre o Cristo de Deus. Quando se diz que o evangelho é de Cristo é porque o Senhor Jesus trouxe uma mensagem de esperança para o mundo perdido por meio da redenção da humanidade. Isso porque, falar sobre Cristo é falar sobre o enviado de Deus pai, que foi ungido para implantar a nova dispensação.

E ABRINDO-SE-ME UMA PORTA. O escritor fala de uma oportunidade de ouro que surgiu, a fim de que ele anunciasse as boas novas do evangelho de Cristo na região de Trôade. O apóstolo dos gentios estava feliz por essa possibilidade de pregar o evangelho naquela região, porque em outras partes do mundo gentílico as portas estavam fechadas para ele, isso por conta das perseguições contra o cristianismo.

NO SENHOR. Foi o Senhor Jesus quem abriu a porta naquela região para que o missionário de Cristo pudesse fazer os seus trabalhos em prol do evangelho das boas novas. Geralmente, nas páginas do Novo Testamente, esta palavra “Senhor” se refere a Cristo, ele que já antes da sua vinda ao planeta terra era esperado como sendo o Rei da descendência de Davi. Sempre citamos o Profeta (Daniel 7:14) que era uma profecia sobre o governo de Cristo e o Apocalipse diz que ele é Senhor dos Senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...