quinta-feira, 10 de agosto de 2017

2 Coríntios 3:13

2 Coríntios 3:13 - E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
E NÃO SOMOS. Paulo fala, não somente de sua pessoa, mas de todos aqueles que estão envolvidos com o grande projeto de salvação pela graça de Deus e fé na pessoa bendita de Cristo Jesus. Pelo contrário de Moisés, que era criticado por viver a parte do povão, reservado em seu próprio mundo. Nós que servimos a Cristo e ao seu reino temos prazer em mostrar ao mundo que a glória de Cristo rebrilha em nossa face. Porque quando falamos alguma coisa sobre o evangelho, mostramos a glória de Cristo.

COMO MOISÉS. Essa mensagem demonstra a coragem de Paulo em declarar os pontos fracos da vida de Moisés, o que poucos ou quase nenhum dos demais apóstolos tiveram a coragem de fazer. Como nos dias de hoje, poucos são aqueles que têm a coragem de apontar os erros dos que estão em eminência, para não serem perseguidos. Neste caso, Moisés estava escondendo seu ponto fraco neste negócio.

QUE PUNHA UM VÉU. Aquele véu, que foi posto na face de Moisés, Paulo vê como um artifício de engano da parte de Moisés para com os filhos de Israel, a fim de que o povo não percebesse que aquela glória ia se desvanecendo, o que apontava para uma fraqueza do líder, bem como de sua própria legislação. O que mais se ver são pessoas contando suas vantagens e sucessos, e muitas vezes, para esconder o fracasso.

SOBRE SUA FACE. O que estava acontecendo no pé do Monte Sinai? Moisés entrava na glória de Deus, que estava sobre o Monte, e quando descia de lá, a pele de sua face vinha carregada daquela glória que era de Deus, porque ele entrava na presença de Deus. Mas com pouco tempo fora da presença de Deus, aquele brilho de sua face ia desvanecendo, então, para que o povo não percebesse, ele colocava um véu.

PARA QUE OS FILHOS DE ISRAEL. Não vendo os filhos de Israel, que aquela glória ia se dissolvendo aos pouco, então, Moisés cobria o rosto, e os hebreus continuavam achando que aquela glória continuava sobre Moisés. O que Paulo tenta explicar neste ponto é que Moisés estava fazendo isso de forma consciente, querendo até certo ponto, enganar os filhos de Israel, para que o povo pensasse que a glória era dele.

NÃO OLHASSEM FIRMEMENTE PARA O FIM. De forma que, o véu funcionava como um filtro e ninguém percebia, que aquela glória havia se dissolvido, pelo fato de Moisés ficar algum tempo fora da presença de Deus. Paulo fala deste véu como um artifício de artimanha da parte de Moisés, no sentido de reter para se a glória devida a Deus, até porque aquela glória não era de Moisés, mas de Deus e de sua presença. A bíblia diz que o Senhor não dá a sua glória a ninguém e ninguém a toma para si.

DAQUILO QUE ERA TRANSITÓRIO. O elemento transitório daquele brilho que estava sobre a pele da face de Moisés, nos ensina sobre a fraqueza dos seres humanos, quando em comparação com as coisas de Deus. Além de que, o escritor também aponta em direção ao tempo de desgaste da antiga dispensação da lei, que veio depois a dar lugar a nova dispensação da graça de Deus e fé em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...