sexta-feira, 25 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:18

2 Coríntios 4:18 - Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
NÃO ATENTANDO NÓS. O apóstolo dos gentios termina este capítulo fazendo contraste entre o que é terreno e o que é celestial ou eterno. Todavia, começa este texto revelando o que era mais importante para ele, e o que deve ser mais relevante para os servos de Cristo. Quem de fato é um homem verdadeiramente espiritual, não se empenha a buscar as coisas desta vida, o quanto deve se desenvolver nas coisas do reino de Deus. O mundo, e o que nele há não servem de gaiola para os remidos.

NAS COISAS. Estas coisas, sobre as quais trata o autor, nos fala sobre as coisas materiais, o mundo com seus enganosos atrativos, todas as portentosas maravilhas da natureza, as concupiscências da carne e tudo o mais que há nesta dimensão da vida. Quem tem o Espírito de Deus sabe que, “o tudo” não se ressume somente aquilo que o ser humano pode ver com os seus olhos e perceber com os seus sentidos.

QUE SE VEEM. As esferas celestiais e espirituais são muito mais vastas do que aquilo que se pode ver com os folhos físicos ou se perceber com os sentidos naturais. O evangelho nos fala sobre o mundo espiritual que é muito mais belo e precioso do que as coisas desta dimensão da existência humana. Aliais, este mundo visível e palpável é apenas uma fagulha, símbolo ou sombra do que há nos mistério da criação de Deus.

MAS NAS QUE NÃO SE VEEM. O que deve ter valor real para os escolhidos de Cristo são justamente as coisas do reino de Deus, as coisas que são de cima e tudo o mais que envolvem as propostas e promessas de Deus para a igreja remida de Cristo. Agora, não vemos a Cristo com os olhos físicos, mais sabemos que ele está assentado a destra de Deus e que vem nos buscar. Não vemos o Espírito Santo, mais ele está presente em nossa vida, nos preparando para irmos morar nas mansões celestiais com Deus.

PORQUE AS QUE SE VEEM. É tudo que está descrito no segundo tópico, e diz o seguinte: Estas coisas, sobre as quais trata o autor, nos fala sobre as coisas materiais, o mundo com seus enganosos atrativos, todas as portentosas maravilhas da natureza, as concupiscências da carne e tudo o mais que há nesta dimensão da vida. Quem tem o Espírito de Deus sabe que, “o tudo” não se ressume somente aquilo que o ser humano pode ver com os seus olhos físicos e perceber com os seus sentidos naturais.

SÃO TEMPORAIS. Trocar as coisas que se veem pelas coisas que não se veem com os olhos físicos é falta de inteligências e ao mesmo tempo desprezar algo que é mais precioso por algo que é de pequena monta. Uma das coisas mais preciosas do ser humano na terra é a sua própria vida terrena, e esta também e principalmente é passageira, quanto mais as coisas menos importantes, tudo é temporário e transitório.

E AS QUE NÃO SE VEEM SÃO ETERNAS. Não vemos com os nossos olhos físicos a nossa alma, mas ela existe e é eterna, bem como não vemos o nosso espírito que habita em nosso corpo físico, mas ele existe e é eterno também. Não vemos a nossa cidade celestial, agora, mas ela existe e Cristo nos prometeu que voltará e nos levará para morar nesta cidade de ouro puro e cristal resplandecente, a nova Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...