quarta-feira, 16 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:5

2 Coríntios 4:5 - Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
PORQUE NÃO NOS PREGAMOS. Paulo faz um ataque ousado contra aqueles que estavam tentando distorcer o evangelho por ele pregado na igreja de Corinto. Porque aqueles supostos pregados, quando pregavam para os leitores de Paulo, não era para falar a respeito de Cristo, nem do seu evangelho, mas buscavam glória para si mesmo. Hoje, o que mais têm, são pregadores desse tipo, que estão mais em busca de glórias pessoais do que exaltar de fato e na verdade o nome de Cristo, o Filho de Deus.

A NÓS MESMOS. Quando o apóstolo dos gentios chegava, em um novo campo missionário, a sua grande preocupação era pregar sobre Cristo Jesus, para torna-lo conhecido dos seus ouvintes. Diferente dos que buscam fazer prosélitos para se mesmo. E na igreja de Corinto era fato de que, os opositores de Paulo buscavam fazer seguidores para si mesmo, e a prova disto é que haviam lá grupos distintos.

MAS A CRISTO JESUS. Paulo carregava consigo uma mensagem Cristocêntrica, em que o seu conteúdo principal era pregar sobre Cristo Jesus, nosso Senhor. Os que trabalhavam contra Paulo em Corinto, ao que tudo indica, tinham vergonha de falar sobre Jesus de Nazaré. Falavam mais da lei de Moisés e outros falavam mais de filosofias do que sobre o plano da salvação pela fé em Cristo Jesus, o Verbo de Deus.

O SENHOR. Aqueles que pregavam sobre si mesmo para fazerem prosélitos para seu partido, mais queriam ser exaltados do que exaltarem a Cristo. O que tem de denominação, que mais parece reino dos homens do que reino de Deus é algo de ficar assombrado, e as pessoas nem percebem isso. E nestes casos, quem é o senhor, não é Cristo Jesus, mais sim, o líder principal ou os líderes locais. Quando sabemos que, da igreja espiritual de Deus, quem é o Senhor dela é Cristo Jesus, o Príncipe da paz.

E NÓS MESMOS SOMOS. Os oponentes de Paulo na igreja em Corinto se gabavam de serem eles, mais importantes do que Paulo, e até certo ponto, do que o próprio Cristo, porque não o exaltava como Senhor. Se o apóstolo se refere a Simão, Pedro, que tinha um grupo de seguidores em Corinto, certamente o apóstolo, quando chegava naquela igreja, se alto promovia, por pertencer à igreja mãe de Jerusalém e ser apóstolo.

VOSSOS SERVOS. Aqueles que buscavam glória para si mesmo em Corinto, tinham como intenção fazer para si mesmo muitos prosélitos, e com isso, buscavam servos para si mesmo. Já com Paulo, era diferente, porque o apóstolo, com seus amigos de ministério, quanto estavam com seus filhos na fé, em Corinto, tinham prazer em serem servos dos filhos de Deus. E é assim que deve proceder um ministro de Cristo.

POR AMOR A JESUS. Tem muitos pseudos ministros que desprezam essa frase, quando fazem a obra de Deus por interesse próprio, por amor ao dinheiro e para se tornar poderoso perante a igreja de Cristo. Deus honrou o ministério de Paulo, porque ele não buscava se transformar em um ídolo para a igreja de Cristo, não tirava proveito financeiro da igreja, trabalhava com suas próprias mãos para sustentar seu ministério e para não depender da igreja, ele trabalhava por amor a Cristo Jesus, o seu Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...