segunda-feira, 21 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:12-13

2 Coríntios 4:12-13 - De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.
DE MANEIRA QUE EM NÓS OPERA A MORTE. Este texto é uma continuação do que o autor vinha falando nos textos anteriores, em que por conta dele ser um legítimo representante do cristianismo na terra passava por muitas tribulações, perseguições e perigos de morte. Há quem diga que neste momento, o apóstolo estava passando grande perigo com a possibilidade de ter que enfrentar a morte, em consequência das perseguições e aflições impostas pelos seus opositores, o que não é descartado.

MAS EM VÓS A VIDA. Verdade é que para o apóstolo dos gentios, viver era para Cristo e o morrer era ganho. Se fosse necessário morrer pela causa do evangelho, para Paulo não tinha problema algum, desde que, seja pela sua vida, seja pela sua partida da terra, o evangelho estava sendo pregado por ele, e que muitas vidas já haviam sido transformadas pelas suas pregações do evangelho glorioso de Cristo Jesus.

E TEMOS, PORTANTO, O MESMO ESPÍRITO DE FÉ. Essa expressão da parte do apóstolo dos gentios fala da comunhão de propósito que havia entre ele e os seus leitores que eram os seguidores de Cristo em Corinto. Esse espírito de fé é o conjunto de crenças no evangelho de Cristo e em tudo que faz parte da nova aliança de Deus com a igreja remida de Cristo. Já a fé, é a entrega absoluta aos cuidados de Cristo.

COMO ESTÁ ESCRITO. Certamente, o apóstolo tem em mente o (Salmos 116:10), em um contexto sem conexão com o que ele vinha falando anteriormente, mas que pode servir de introdução para seu novo tema, que é justamente o propósito das aflições que nós temos que passar e os resultados das provações permitidas em nossas vidas, que tais eventos estão de acordo com a vontade permissiva de Deus. Aprendemos ainda que o escritor confirma suas palavras com o que já estava escrito.

CRI, POR ISSO FALEI. No caso do salmista, com uma simples leitura, não entendemos o porquê que ele falou tais palavras. O que podemos conjecturar é que por conta de sua fé, que na antiga dispensação era sinônimo de confiança em Deus, ele se utilizava de suas palavras para expressar seu testemunho de que, o Senhor lhe havia dado grandes livramentos. O salmista testemunhava assim, porque acreditava em seu Deus.

NÓS CREMOS TAMBÉM. Já quanto a Paulo, ele vivia pela fé, como está escrito que, o justo viverá da sua fé (Romanos 1:17). E quanto aos leitores de Paulo e a igreja de Cristo na cidade de Corinto, ela só existia, porque creram no evangelho pregado por Paulo e no Cristo de Deus. De forma que, o apóstolo testemunha de sua fé de que fazia a obra de Cristo de fé em fé, porque humanamente falando era impossível.

POR ISSO TAMBÉM FALAMOS. De que o escritor estava falando? Que suas atividades em prol dos seguidores de Cristo em Corinto era uma obra de fé. Isso porque, foi enfrentando as perseguições, tribulações e perigos de morte, que ele executou missões naquele lugar. Tendo a certeza de que, mesmo que fosse necessário morrer pelo evangelho de Cristo, o resultado seria alcançado, porque ali havia uma igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...