quinta-feira, 31 de agosto de 2017

2 Coríntios 5:12

2 Coríntios 5:12 - Porque não nos recomendamos outra vez a vós; mas damo-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração.
PORQUE NÃO NOS RECOMENDAMOS. Em parte, esta corta foi escrita por Paulo para dar resposta aos seus oponentes na igreja em Corinto, e em parte foi para defender a sua própria pessoa, bem como sua autoridade apostólica, que vinha sendo maculada por grupos dissidentes naquela igreja. Ao mesmo tempo, o autor faz ataques velados, principalmente a partir do capítulo dez, mostrando que, não adiantava alguém se levantar contra ele e o seu apostolado, uma vez que, Deus estava com ele.

OUTRA VEZ A VÓS. O apóstolo esteve pessoalmente evangelizando aquela cidade em suas campanhas missionárias transculturais, juntamente com seus companheiros de ministério, quando na época fundou aquela comunidade cristã, depois, esteve visitando aquela igreja em uma segunda viagem missionária. Escreveu a sua primeira carta com muita ousadia, e, portanto, não precisa outra vez ser apresentado.

MAS DAMO-VOS OCASIÃO. Ao que tudo indica, os oponentes de Paulo na igreja de Corinto, lhe acusavam de ter abandonado os seus filhos na fé, o que não era verdade. O problema é que o apóstolo dos gentios vivia fazendo missões por todas as partes, levando o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. Além de que, Paulo foi o fundador daquela igreja, depois a visitou e escreveu-lhes duas correspondências.

DE VOS GLORIARDES DE NÓS. De forma que, o autor já tinha dado mais que motivo para que os seguidores de Cristo em Corinto justificassem diante dos oponentes de Paulo, que ele dava bastante atenção aos seus filhos na fé naquela cidade. Bastava que os irmãos de Corinto falassem de forma honesta sobre o que o apóstolo já havia feito em prol daquela igreja e era o suficiente para calar a boca dos que se levantavam contra Paulo. Os irmãos não estavam sendo honestos com o apóstolo.

PARA QUE TENHAIS QUE RESPONDER. Certamente os grupos de oposição a Paulo naquela igreja andavam especulando de porta em porta, para buscarem ocasião de falarem mal do fundador daquela igreja. A verdade é que, muitos estavam invadindo os campos missionários conquistados por Paulo. É provável que lideranças de Jerusalém estavam querendo ocupar espaço naquela igreja, que foi fundada por Paulo.

AOS QUE SE GLORIAM NA APARÊNCIA. Se o escritor está com seu pensamento sobre o grupo que era ligado a Simão Pedro naquela igreja, então, podemos conjecturar que Pedro chegou se vangloriando de pertencer à igreja de Jerusalém. Se o apóstolo fala a respeito do grupo ligado a Apolo, então, o problema é que estes se levantavam contra Paulo dizendo que ele pregava um evangelho simples e não em profundidade.

E NÃO NO CORAÇÃO. Os camaradas que faziam oposição a Paulo e ao seu ministério naquela igreja estavam por cima da carne, se ufanando da aparência e dos cargos que ocupavam. Enquanto que, o apóstolo dos gentios, quando esteve presente naquela igreja, agiu com humildade, simplicidade e modéstia. Porem, as suas mais intimas intenções eram puras, com o objetivo de levarem seus ouvintes a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...