segunda-feira, 28 de agosto de 2017

2 Coríntios 5:5

2 Coríntios 5:5 - Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.
ORA, QUEM PARA ISTO MESMO. Os oponentes de Paulo na igreja em Corinto se apresentavam com algum tipo de ancora. Por exemplo: em se tratando de Simão, ele vinha de Jerusalém, certamente com carta de recomendação ou apresentação do grupo apostólico, e ele mesmo era um apóstolo. Já Apolo, se utilizava de sua sabedoria e eloquência para pregar bem suas mensagens. Mas Paulo confiava inteiramente em Deus para pregar o evangelho ou ensinar as doutrinas cristãs nas igrejas gentílicas.

NOS PREPAROU. Quando Paulo teve o seu encontro feliz, com Jesus de Nazaré, na estrada de Damasco, ele próprio diz que, passou mais ou menos três anos e meio em comunhão com Deus para então, depois partir para os campos missionários. De forma que, tudo que o apóstolo dos gentios fazia e executava em prol da obra de Cristo tinha como fonte a Cristo que o chamou e a Deus que o preparou para tal ofício.

FOI DEUS. No que diz respeito às coisas desta vida, pode-se exercer determinadas atividades humanas pelas habilidades e pela sabedoria dos homens. Todavia, no que concernem as coisas do reino de Deus e de Cristo, somente pelos dons e ministério que são dados por Deus, é que alguém pode desempenhar bem suas funções. Por isso que Paulo foi um gigante na obra de Deus, porque ele em tudo dependia do Senhor.

O QUAL. “O qual” se refere a Deus, ele que tem todo interesse em nos abençoar com todo sorte de bênçãos espirituais, nos lugares espirituais. Tudo que o servo de Cristo pode executar nesta terra, em termos de crescimento e desenvolvimento espiritual, provem deste Deus Onisciente, a quem pertence à totalidade de toda a sabedoria. Somos apenas mordomos dos dons espirituais e ministeriais, que recebemos do Pai das luzes, ele que nos capacita para sermos instrumentos do seu Santo Espírito.

NOS DEU. Quem tem algum dom da parte de Deus deve se sentir privilegiado, porque mesmo sendo frágeis e fracos, mas o Senhor confia a nós seus servos, seus dons preciosos. Desde a chamada, escolha, nomeação, eleição, predestinação bíblica e outros tantos privilégios, todo isso é presente de Deus para as nossas vidas, com o objetivo de que venhamos a glorificar, honrar e exaltar o seu nome. Deus é bom.

O PENHOR. Por meio desta palavra, o escritor expõe uma metáfora comercial, que certamente no seu tempo, se utilizava de um objeto de valor como penhor de que haveria o cumprimento de um contrato ou promessa. Dentro da interpretação espiritual, Paulo fala sobre o dom do Espírito Santo, como garantia de que pertencemos ao reino de Deus, e que na realidade Deus está presente em nossa vida.

DO ESPÍRITO. Ainda na velha dispensação Deus prometeu derramar nos últimos dias o seu Santo Espírito. Cristo quando ainda estava presente com os seus apóstolos, ele também prometeu, depois de sua ascensão enviar o Espírito da promessa. E no dia de pentecostes, Deus em Cristo cumpriu a sua promessa, derramando de forma definitiva o Espirito Santo sobre a vida da sua igreja. Em tudo isso, há o firme propósito de garantir que os remidos de Cristo haverão de ser revestidos da glória eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...