sábado, 26 de agosto de 2017

2 Coríntios 5:1

2 Coríntios 5:1 - Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
PORQUE SABEMOS QUE. O homem natural só tem conhecimento, em parte, daquilo que ele pode saber por meio dos seus sentidos, até porque ele é programado desde a mais tenra idade, a só crer no que se pode ver com os olhos e tocar com as mãos. Mas, no caso de Paulo, e dos filhos de Deus, que são pessoas espirituais, por fé e esperança, não ficam modulados aos sentidos físicos, porque vivem por fé e não pelo que se ver, e não pelo que é material, ou seja, pelo Espírito Santo, entram nos mistério de Deus.

SE A NOSSA CASA TERRESTRE. Nota-se que, o autor faz uma distinção do ser verdadeiro, alma e espírito dos servos de Deus, do corpo orgânico, quando coloca o corpo do salvo em separado da sua essência espiritual, alma e espírito. Essa casa terrestre, diz respeito ao corpo, como sede temporária da alma e do espírito, que habitam no interior dos remidos. O ser humano é tricotômico, corpo, alma e espírito.

DESTE TABERNÁCULO. Não se sabe ao certo, se o autor está neste momento, em que escreve sua carta, pensando na tenda da congregação dos filhos de Israel, em que haviam duas unidades distintas, o lugar santo e o santo dos santos. Se assim o é, ele também ver o ser humano composto de duas unidades essenciais, a sua parte material, corpo e sua parte espiritual, alma e espírito. Isso é um grande mistério.

SE DESFIZER. Ainda sobre o tabernáculo dos filhos de Israel, ao que tudo indica, ele só durou até ao tempo do rei Davi. No caso do nosso tabernáculo terreno, ou seja, o nosso corpo, ele haverá de se desfazer, quando se cumprir aquela palavra que diz: E o pó, volte ao pó. Porem, quem estiver vivo no dia glorioso do arrebatamento da igreja, não será absorvido pela morte física, mas seu corpo será transformado. Neste ponto, o escritor está falando da morte física, orgânica ou morte clínica, como diz a ciência.

TEMOS DE DEUS. Esta é a grande esperança dos remidos de Cristo, e por esta esperança é que renunciamos a tudo que o mundo oferece, para dentro do possível, fazermos e executarmos a vontade de Deus. O apóstolo fala no tempo presente, como que já tomando posse das maiores e melhores promessas de Deus, conforme o evangelho da esperança de Cristo. E isso fala de convicção e fé dos remidos de Cristo.

UM EDIFÍCIO, UMA CASA. É provável que o apóstolo dos gentios estivesse pensando no que disse Cristo Jesus em João 14:2-3 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Esta casa é a nova Jerusalém, onde iremos morar.

NÃO FEITA COM MÃOS, ETERNA, NO CÉU. Esta nossa casa está no céu, onde habita o próprio Deus, porque quando a bíblia fala sobre o céu no singular está se referindo ao céu, como morada e habitação do próprio Deus. Esta nossa morada é eterna, em contraste com o nosso tabernáculo terrestre. A nova Jerusalém não foi feita por mãos de homens, mas ela foi feita pelo próprio Deus. O livro das revelações tem um vasto texto falando desta morada eterna dos salvos, pelo sacrifício expiatório de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...