sexta-feira, 25 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:17

2 Coríntios 4:17 - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória muito excelente.
PORQUE. Nestes últimos três versículos deste capítulo, o autor mostra aos seus leitores que, as tribulações e aflições que passamos por fazer parte do reino de Cristo, têm seus resultados positivos para o nosso futuro, mesmo que isso não aconteça já nesta dimensão de nossa existência, mas é certo que o nosso galardão vem da parte de Cristo, ou em sua vinda (Apocalipse 22:12) ou na eternidade com Deus, lá mas mações celestiais, onde iremos habitar com o próprio Deus e com Cristo, o Salvador.

A NOSSA LEVE. Os leitores de Paulo na cidade de Corinto precisavam apreender ainda mais com o otimismo de Paulo, ao ler esta expressão do apóstolo dos gentios, uma vez que, ninguém daquela igreja havia passado o que Paulo já havia experimentado em seu ministério. No entanto, em seu ânimo, o autor chama suas tribulações de “leve”, e isso porque era Cristo quem o ajudava, a levar os seus fardos, por isso que, era leve.

E MOMENTÂNEA. Dois aspectos precisam ser analisados nesta colocação feita pelo apóstolo: Primeiro, no sentido de que, ele afirma que, quando estava tudo em paz, de repente surgiam as tribulações, as perseguições e as tribulações. Segundo, é que, na mente de Paulo, aqueles problemas enfrentados por ele, logo mais haveriam de passar, porque ele e a igreja esperavam a volta de Cristo a qualquer momento.

TRIBULAÇÃO. Esta é uma palavra simplista, que o autor usa para resumir tudo de contrário que ele enfrentava dos seus opositores, não somente na igreja de Cristo em Corinto, mais por todos os lugares que passava, pregando o evangelho de Cristo e fundando comunidades cristãs. Mas, quando lemos sobre seu ministério descobrimos, que depois de Cristo, o apóstolo dos gentios foi um dos missionários que mais sofreu por amor a Cristo. Muitas aflições, perseguições, e por fim, a morte.

PRODUZ PARA NÓS. Qual o resultado de se ter que passar por injustiças dos homens, simplesmente por pregar o evangelho de Cristo? A mensagem do evangelho é uma estrada de esperança, em que, mesmo tendo que passar pelos problemas da vida, olhamos para as propostas e promessas das boas novas de Cristo, e somos abastecidos de esperança de que, o Senhor nos recompensará, pela boa obra do evangelho.

UM PESO ETERNO DE GLÓRIA. Vale a pena, tudo de contrário que temos que passar por fazermos parte do reino da luz e representante do Senhor Jesus na terra. A palavra “eterno” nos ensina sobre o longo caminho em direção a nossa glorificação, que começa na terra, e não tem fim, nas mansões celestiais com Cristo. Estamos sendo transformados de glória em glória, na mesma imagem do Senhor (2 Coríntios 3:18). Essa glória que haveremos de receber, nos ensina das honrarias que iremos herdar.

MUITO EXCELENTE. Um peso eterno de glória muito excelente. Nada que há nesta terra de bom, tem como se comparar com a excelente vida que haveremos de receber da parte de Cristo. Imagine o privilégio de chegar como bem-aventurado na majestosa presença de Deus e de Cristo, isso não tem preso. A vida eterna proposta e prometida na mensagem do evangelho de Cristo é mais excelente do que qualquer outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...