terça-feira, 15 de agosto de 2017

2 Coríntios 4:4

2 Coríntios 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
NOS QUAIS O DEUS DESTE SÉCULO. Nos quais, se refere aos que se perdem, porque para eles, o evangelho pregado por Paulo, estava como que encoberto. O deus deste século é o diabo com os seus demônios, que tem exercido de maneiro forte suas influencia sobre os que se perdem. Este século, sobre o qual fala Paulo, não se refere apenas ao primeiro século de nossa era cristã, mas diz respeito a esta era, até a segunda etapa da vinda de Cristo para estabelecer seu governo milenial sobre a terra.

CEGOU OS ENTENDIMENTOS. Esta frase representa a cauterização por parte das trevas, que por sua vez fala da influencia do diabo com os seus demônios na mente dos que se perdem, aqueles que o evangelho chama de filhos da perdição. Esta cegueira não é da visão física, mas sim, do entendimento, da inteligência embotada para que não recebam a luz do evangelho das boas novas de Cristo Jesus, o libertador.

DOS INCRÉDULOS. Estes são os que se perdem, porque se deixam dominar pela influência do império das trevas. A maioria das pessoas que compõem a sociedade contemporânea são ateus confessos ou não, isso porque, estas pessoas vivem mais para as coisas materiais desta vida, do que para o reino da luz e de Cristo. Os incrédulos são aqueles que rejeitam a Cristo e a mensagem iluminadora do seu evangelho. Ninguém tem desculpa em dizer que não tem ouvido o evangelho.

PARA QUE NÃO LHES RESPLANDEÇA. Para que, que o deus deste século tem cegado o entendimento dos incrédulos? Encontramos a resposta nesta frase! Para que suas mentes não sejam iluminadas com a luz do evangelho. O apóstolo dos gentios via as trevas densas tomando conta da mente dos incrédulos, em que o domínio de seus pensamentos estava sobre a influência de satanás com os seus malignos demônios.

A LUZ DO EVANGELHO. Os profetas da velha dispensação ascenderam focos de luz na história da humanidade, quando anunciavam a vinda do Messias de Deus. Porem, o sol da justiça divina resplandeceu fulgurantemente sobre a terra, quando o Filho de Deus veio a este mundo, porque ele era a luz da verdade. E quando Cristo foi assunto aos céus, deixou o seu evangelho e enviou o Espirito Santo para iluminar os homens.

DA GLÓRIA DE CRISTO. Quando se fala desta glória de Cristo, está se referindo ao seu resplendor, seu poder e tudo que ele representa para toda a criação, mas principalmente para sua igreja. No entanto, quando se fala no evangelho da glória de Cristo, o escritor está revelando sobre uma mensagem poderosa das boas novas de salvação, que representa o propósito mais sublime de Deus, por meio de Cristo.

QUE É A IMAGEM DE DEUS. Já em muitas passagens do Velho Testamento, se falava da epifania de Cristo, como em uma representação do anjo do Senhor, bem como Deus estava representado nos homens, ou em outras ocasiões pelos seus anjos. Todavia, a expressão exata da imagem de Deus, pode ser vista pela humanidade, na pessoa de Cristo, o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, por meio de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...