terça-feira, 17 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:16

2 Coríntios 10:16 - Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado.
PARA ANUNCIAR. O apóstolo fala sobre seus labores em pregar a palavra de Deus em campos missionários transculturais, o que ele gostava realmente de fazer. A chamada de Paulo foi diferente da dos demais apóstolos de Jerusalém, porque depois de sua chamada por Cristo, ele foi enviado por Deus a fazer missões em outros países, onde Cristo Jesus ainda não era conhecido. Portanto, Paulo ficou sendo conhecido como apóstolo dos gentios, justamente por anunciar o evangelho aos gentios.

O EVANGELHO. Não é preciso ser um erudito das Sagradas Escrituras para se perceber que, no tempo da igreja primitiva haviam dois tipos de evangelhos, o da circuncisão e o da incircuncisão. O evangelho da circuncisão era aquele pregado pelos apóstolos da igreja matriz de Jerusalém aos judeus, seguidores do tradicional judaísmo. Já o evangelho da incircuncisão era pregado por Paulo no mundo gentílico.

NOS LUGARES. Depois de mais de dezessete anos que Paulo se converteu ao cristianismo, tendo já fundado inúmeras igrejas no mundo gentílico, Paulo percebeu que as lideranças de Jerusalém estavam invadindo seus campos missionários. Então o apóstolo viajou até Jerusalém para resolver esta questão, e ficou acordado que, os líderes de Jerusalém por meio de Pedro evangelizariam os judeus e Paulo os gentios.

QUE ESTÃO ALÉM DE VÓS. O que Paulo desejava era de que, sua autoridade apostólica fosse confirmada na igreja de Cristo em Corinto. Porque assim sendo, ele poderia retornar aquela igreja para completar seus trabalhos naquele lugar. Depois, com o apoio da igreja de Corinto, fazer missões em outros lugres que estavam depois da cidade de Corinto. Seu intento era evangelizar toda a região da grande Macedônia.

E NÃO EM CAMPOS DE OUTREM. Apesar dos líderes de Jerusalém não respeitarem o acordo feito, quando Paulo esteve com eles na igreja matriz de Jerusalém, de ficarem apenas com a evangelização dos judeus. Mas Paulo não queria retornar a Israel nem a palestina, muito menos a Judeia nem a Galileia para pregar as boas novas naqueles lugares. Estes lugares citados pelo escritor não fazia parte de suas áreas de atuação.

PARA QUE NÃO NOS GLORIEMOS. Este “gloriar-se” sobre o qual fala o apóstolo, diz respeito a dar testemunho de ter tido o privilégio de anunciar primeiro o evangelho das boas novas de Cristo onde o Senhor Jesus ainda não era conhecido. O apóstolo dos gentios foi pioneiro em fundar comunidades cristãs em pelo menos dois grandes continentes, tais como: Europa e Ásia, e isso ele fazia com muito esforço e dedicação.

NO QUE ESTAVA JÁ PREPARADO. Isto era justamente o que estava acontecendo na cidade de Corinto, porque aquela comunidade cristã foi fundada pelo apostolo Paulo e seus amigos de ministério. Mas seus adversários estavam invadindo aquele campo missionário. Com a destruição de Jerusalém no ano setenta de nossa era cristã, os apóstolos de Jerusalém tiveram de fugir de Israel, e com isso, passaram a invadir completamente as igrejas já fundadas por Paulo em todas as partes do mundo. A partir de então, é que os líderes cristãos de Israel passaram a cumprir o “ide” de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...