quarta-feira, 11 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:5

2 Coríntios 10:5 - Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.
DESTRUINDO. No texto anterior, o apóstolo fala a respeito das nossas armas espirituais, que são poderosas em Deus para destruição das fortalezas. As armas que os servos de Deus se utilizam para vencer os embates da vida, não são materiais, como sempre os exércitos usaram uns contra os outros. As nossas armas são vindas do Deus Todo-poderoso, isso porque servimos ao seu exército, buscamos os seu reino, e ele nos fornece a força suficiente para destruição de todas as armas do mau.

OS CONSELHOS. Como o escritor está falando de batalha espiritual, certamente seu pensamento está focado no que acontecia entre duas ou mais nações, quanto às guerras. Quando um exército decidia guerrear contra outro, a primeira coisa que acontecia eram os conselhos entre os seus comandantes, depois a guerra. No caso da batalha espiritual, os conselhos são destruídos, antes mesmo de acontecer o embate.

E TODA A ALTIVEZ. Quando o cristianismo surgiu, como sendo a nova dispensação da graça de Deus para a humanidade, isso por meio da vinda do Messias de Deus, todas as forças das trevas se juntaram para destruir o plano de Deus. Cristo veio e buscaram destruir o implantador do cristianismo, depois, aconteceu com a igreja de Cristo que passou a ser perseguida por todas as forças influenciadas pelas trevas.

QUE SE LEVANTA CONTRA O CONHECIMENTO. Os judeus, que conheciam as profecias messiânicas e tudo que dizia respeito à nova dispensação de Deus para a igreja de Cristo, se levantaram contra tais conhecimentos que tinham sobre o cronograma das realizações de Deus. Como também o império romano foi absolutamente usado pelo diabo com os seus demônios contra o projeto de Deus, que era a redenção da igreja.

DE DEUS. Nada que aconteceu com Cristo e com a implantação da nova dispensação de Deus foi por um acaso. Desde o Jardim do Éden que já havia a promessa do Criador de providenciar a redenção da humanidade por meio do seu Cristo. Muitas foram às profecias vaticinadas a respeito de uma nova ordem mundial, quanto ao agir de Deus em benefício dos filhos dos homens, e isso ele executou por meio de Cristo Jesus.

E LEVANDO CATIVO TODO ENTENDIMENTO. No entanto, todas as forças e todo o poder positivo da parte de Deus, sempre estiveram em ação, para que o plano da salvação e da redenção em Cristo fosse efetuado. Cristo enfrentou todas as forças contrárias para por em execução o programa de reconciliação dos filhos dos homens com Deus. E o Espírito Santo veio por Cristo para libertar os remidos das densas trevas.

A OBEDIÊNCIA DE CRISTO. Texto tal como esse, nos faz ver, compreender e aceitar a força atrativa de Cristo, no sentido de libertar os filhos dos homens das amarras do pecado, do mal e das trevas. A obra perfeita e completa de redenção realizada por Cristo tem uma força irresistível na vida dos seus remidos, quando seus efeitos são efetivos na vida dos salvos, os levando a aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador. Quando alguém tem a Cristo em sua vida, é porque venceu todas as forças negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...