terça-feira, 31 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:22

2 Coríntios 11:22 - São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu.
SÃO. O autor fala a respeito dos seus algozes adversários na igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto, mais que praticamente em todas as igrejas fundadas por ele, também existiam. Principalmente depois que as lideranças da igreja matriz descobriram que já existiam muitas igrejas fundadas pelo apóstolo dos gentios no mundo gentílico. Sem contar que após a destruição de Jerusalém, todas as lideranças cristãs de Israel passaram a invadir os campos missionários transculturais de Paulo.

HEBREUS. Paulo não nega que os seus oponentes naquela igreja fossem pessoas que estavam ligadas ao povo de Deus por seu idioma. Apesar de que, nesta mesma época, não mais se falava o hebraico nas terras de Israel. Isso porque depois dos cativeiros babilônico e assírio, os judeus deixaram de falar o hebraico clássico, e passaram a falar o aramaico, que era um dialeto siríaco, e outros o grego.

TAMBÉM EU. Existiam várias formas de identificar a nacionalidade de uma pessoa, das quais, o escritor cita três delas neste texto bíblico, que era: Pelo idioma falado pela pessoa, pelo seu país de origem, e depois pela sua descendência. Quanto ao idioma falado por Paulo, ele também falava a mesma língua dos seus oponentes, e desta forma, eles não poderiam dizer que eram superiores ao apóstolo dos gentios.

SÃO ISRAELITAS. Depois da entrada dos filhos de Israel na terra prometida de Canaã, havia um grande esforço dos judeus, no sentido de evitarem que os filhos de Israel se misturassem com as demais nações do mundo. Todavia, com as deportações do povo judeu para Babilônia e para o reino Medo Persa, então, com o retorno deles a terra de Israel, ficou difícil saber quem era um verdadeiro israelita, que não se misturou.

TAMBÉM EU. Paulo podia dizer que era um verdadeiro israelita, porque certamente ele era filho de pai judeu e mãe judia, e assim sendo, ele tinha nacionalidade de Israel o país de Cristo Jesus. Uma das acusações que os inimigos de Paulo faziam contra ele era de que, ele havia perdido a sua cidadania israelita, por ter deixado Israel pelo mundo gentílico, além é claro de ter deixado o judaísmo, religião oficial de Israel pelo cristianismo da incircuncisão, diferente do cristianismo da circuncisão.

SÃO DESCENDENTES. Uma das coisas que os judeus mais presavam era justamente as suas raízes genealógicas. Os historiadores nos fazem saber que em Jerusalém, que era a capital federal de Israel haviam enormes bibliotecas públicas com os registros genealógico do povo judeu. A título de hoje, são os mórmon que tem este costume de guardarem com muito cuidado seus registros genealógicos, onde eles moram.

DE ABRAÃO, TAMBÉM EU. Os opositores de Paulo em Corinto se ufanavam de serem descendentes de Abraão, uma das mais proeminentes figuras da história dos hebreus. Para um verdadeiro israelita, ser chamado de descendente de Abraão, era a mesma coisa de dizer que, era uma pessoa que tinha aliança com Deus, uma vez que, para os judeus, a verdadeira religião monoteísta nasceu com o grande patriarca Abraão, amigo de Deus. Com Paulo não era diferente, ele era da tribo de Benjamim, dos hebreus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...