sábado, 7 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:11

2 Coríntios 9:11 - Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus.
PARA QUE. Este texto nos fala do resultado, de quando os irmãos da igreja de Cristo em Corinto fizessem uma generosa campanha em prol das igrejas da Judeia, e por conta disto, Deus iria lhes multiplicar suas posses, para que eles tivessem mais e mais disposição para contribuírem com os carentes. Bem como olhando para frente, o autor já tinha a percepção de que este serviço de ação social feito pela igreja de Corinto iria levar muito benefícios aos carentes de Jerusalém e o nome do senhor seria glorificado.

EM TUDO. Paulo mostra aos seus leitores, algo muito mais positivo do que se possa imaginar, quando ele aponta para a possibilidade de este amor fraternal na prática, exercido pelos seus filhos na fé, iria se desdobrar em muito mais bênçãos materiais. O apóstolo estimula os irmãos neste negócio, declarando que em todas as áreas de suas vidas, o Deus galardoador iria abençoar, com recompensas ilimitadas.

ENRIQUEÇAIS. Os seguidores de Cristo naquela igreja em Corinto tinham uma vida financeira robusta, ao ponto de não lhes faltarem nada. Porem, a bênção material não é sinônimo de abundância espiritual. Certamente, a igreja de Corinto era bem sucedida no lado econômico, mais tinha suas deficiências no campo espiritual. Mas, o apóstolo garante que, se eles abençoassem os judeus seriam enriquecidos na esfera espiritual.

PARA TODA A BENEFICÊNCIA. Percebe-se que o apóstolo dos gentios tem a intenção de fazer uma permuta entre os irmãos da igreja de Corinto e os demais das igrejas da Judeia. Em que os cristãos de Corinto seriam os doadores dos benefícios materiais urgentes e necessários para os judeus, mas que o Deus de beneficência lhes compensaria com bênçãos espirituais. E nesta permuta, ninguém sairia perdendo, porque os judeus precisavam dos coríntios e eles precisavam das orações dos judeus.

A QUAL FAZ QUE. No capítulo anterior, o escritor usa a generosidade dos macedônios para estimular aos coríntios a que eles se dessem a este serviço de ação social em favor dos irmãos da Judeia. Agora, antes mesmo de acontecer, Paulo deixa transparecer que as doações que seriam feitas pelos irmãos daquela igreja, seriam exemplos motivacionais para que outras igrejas seguissem o mesmo padrão.

POR NÓS SE DEEM. Na verdade, este é o “nós” editorial, porque na realidade, os verdadeiros doadores seriam os servos de Cristo que estavam na cidade de Corinto. No entanto, o escritor não deixa de se incluir neste negócio, uma vez que, ele é o principal coordenador desta campanha, que seria feita pela igreja de Cristo em Corinto. Este era um trabalho que envolvia Paulo e equipe, bem como muitas igrejas fundadas por ele.

GRAÇAS A DEUS. Finaliza então, o apóstolo Paulo falando dos beneficiários diretos deste serviço de ação social, realizado pelo grande apóstolo dos gentios, que neste caso, seriam os irmãos carentes da Judeia, principalmente de Jerusalém. Não há dúvida que, os alimentos arrecadados da igreja de Corinto e de outras igrejas do mundo gentílico, ao chegarem aos destinatários, muitas ações de graças seriam dadas pela generosidade dos irmãos, e mais ainda, pela bondade de Deus em abençoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...