quinta-feira, 26 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:13-14

2 Coríntios 11:13-14 - Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
PORQUE TAIS FALSOS APÓSTOLOS. Até então, o escritor vinha falando de forma indireta sobre seus oponentes na igreja de Cristo em Corinto. Porem, a partir deste texto, ele falava de forma mais direta contra aqueles que o estavam prejudicando em suas áreas de atuação, que eram os campos missionários transculturais. Como o autor fala no plural, isso quer dizer que não era somente um dos apóstolos de Jerusalém, mais poderia ser mais de um, que estava invadindo suas igrejas no mundo gentílico.

SÃO OBREIROS FRAUDULENTOS. Tais apóstolos legalistas de Jerusalém além de estarem agindo com falsidade, porque são chamados de falsos apóstolos, eram também obreiros fraudulentos. Certamente, tais adversários de Paulo naquela igreja estavam se infiltrando sorrateiramente nos campos missionários conquistados por Paulo, por meio do engano e da mentira. Usavam a posição para explorar a igreja.

TRANSFIGURANDO-SE. Ainda que tivessem suas credenciais de apóstolos de Cristo, no entanto, para o apóstolo dos gentios, Paulo, eles estavam usando do engano, quando quebravam o acordo firmado com Paulo de que os apóstolos de Jerusalém seriam responsáveis pela evangelização dos judeus, enquanto que Paulo era designado para evangelizar os gentios. Tais apóstolos eram falsários e não verdadeiros apóstolos.

EM APÓSTOLOS DE CRISTO. Se fossem verdadeiros apóstolos de Cristo, não estariam invadindo os campos missionários conquistados pelo apostolo dos gentios. Cristo concentrou suas atividades em Israel, porque veio para os que eram seus. Bem como os apóstolos de Jerusalém também foram designados para o apostolado da circuncisão, como Paulo foi escolhido para o apostolado da incircuncisão.

E NÃO É MARAVILHA. Paulo já esperava isso mesmo dos apóstolos de Jerusalém, por isso que não é de se admirar que estivesse acontecendo justamente isso, a invasão das igrejas por ele fundadas no mundo gentílico. Para o apóstolo dos gentios, estes falsos apóstolos estavam sendo influenciados por uma força negativa do mau, que era justamente o próprio diabo, com os seus demônios. Percebe-se nas páginas da bíblia, que o inimigo pode ter certa influência, na vida de alguns falsos líderes cristãos.

PORQUE O PRÓPRIO SATANÁS. Satanás é a mesma coisa que o diabo, que antes de sua rebelião contra Deus era um anjo de luz, mas que se levantou contra o Criador de todas as coisas, ainda nas regiões celestiais, e por conta disto foi expulso da presença de Deus, sendo precipitado nas trevas. Este mesmo ser que se tornou maligno, para usar de engano se transfigura em anjo de luz, para então atrapalhar a obra de Deus.

SE TRANSFIGURA EM ANJO DE LUZ. O engano é a arte principal do diabo com os seus demônios, mas a finalidade de seus disfarces é justamente para enganar os seres humanos. O ataque de Paulo era contra os falsos apóstolos e obreiros fraudulentos, que estavam prejudicando seus trabalhos no mundo gentílico. Estes adversários do apóstolo dos gentios estavam agindo como mensageiros do império das trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...