domingo, 15 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:12

2 Coríntios 10:12 - Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.
PORQUE NÃO OUSAMOS CLASSIFICAR-NÓS. O que o autor passa a dizer neste texto é que ele, nem precisava se defender, e esta era uma das razões porque o apóstolo escreve aos coríntios, mas quem lhe conhecia na igreja destinatária desta carta, podiam testificar a seu respeito, que ele tenha capacidade de ser quem era. A existência desta igreja por se só já autenticava a inteligência do apóstolo dos gentios.

OU COMPARAR-NÓS COM ALGUNS. Certamente os críticos de Paulo na igreja de Corinto, se comparavam com os apóstolos de Jerusalém, por ter conhecido a Jesus, o fundador do cristianismo pessoalmente. Porem, o encontro de Paulo com Cristo na estrada de Damasco e a forma como o apóstolo dos gentios começou a agir em prol do evangelho, já era prova o suficiente que ele era um servo de Cristo e de seu reino.

QUE SE LOUVAM A SE MESMOS. É provável que os oponentes de Paulo naquela igreja andassem buscando glória para si mesmo, construindo seu próprio palanque para autopromoção pessoal, e não de Cristo. Com o nosso escritor, isso não acontecia, uma vez que, tudo que o apóstolo fazia ou falava era para glória do nome de Cristo e para edificação da igreja do Senhor Jesus. O que Paulo já havia atravessado de dificuldades por pregar o evangelho dava testemunho para glória de Cristo.

MAS ESTES. Como as palavras estão no plural, nos deixam transparecer que eram vários os opositores de Paulo na igreja de Cristo que estava em Corinto. E podemos conjecturar que estes eram justamente os que faziam parte das facções daquela igreja. Tinham lá os discípulos de Cefas, bem como os defensores de Apolo, como também aqueles que diziam que a igreja não precisava de Paulo, mas só de Cristo.

QUE SE MEDEM A SI MESMOS. Como a própria frase já fala por si só, estes que se levantavam contra o apóstolo Paulo falavam de si mesmo, e não do evangelho de Cristo. Estes viviam a dar testemunhos de sua vida pessoal, e com isso contando vantagens pessoais, em vez de pregarem sobre a obra de redenção do Senhor Jesus. Mas o fundador da igreja de Corinto, Paulo, pregava um evangelho Cristocêntrico.

E SE COMPARAM CONSIGO MESMO. O que Paulo quis dizer com essa sua colocação é que seus opositores não davam testemunho sobre o que o apóstolo dos gentios já havia feito em prol daquela igreja de Corinto, nem muito menos nas muitas igrejas por ele fundadas no mundo gentílico. Porque estes aventureiros viviam era se gabando de suas pregações, porem, sem terem serviços prestados ao povo de Deus.

ESTÃO SEM ENTENDIMENTO. Finaliza então Paulo, dizendo que, aqueles que buscam a sua própria glória, quanto às coisas do reino de Deus, estão sem entendimento, ou melhor, estão completamente loucos. O correto, o certo e o racional é que todos os servos de Cristo e do seu reino vivam para glória de Cristo e não para autopromoção pessoal. Paulo dá testemunho de que a vida que agora vivia, vivia para Cristo, pela fé no nome do Filho de Deus (Gálatas 2:20) e é assim que deve ser com todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...