domingo, 1 de outubro de 2017

2 Coríntios 8:23

2 Coríntios 8:23 - Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo.
QUANTO A TITO. Conforme se sabe, Tito era da ilha de Chipre, se tronou mais tarde a liderança da igreja em Creta, esteve envolvido anteriormente em uma missão importante nesta igreja de Corinto, no tocante a resolver questões de reconciliação desta igreja com o seu fundador, Paulo. A primeira missão foi tão bem sucedida, que agora, novamente foi incumbido mais uma vez pelo apóstolo dos gentios a executar esta tarefa, que era de grande valia para o ministério de Paulo e das igrejas da Judeia.

É MEU COMPANHEIRO. A tradição cristã afirma que Tito era filho na fé de Paulo, e que desde que se converteu ao Cristianismo, que o apóstolo o acolheu em seu círculo de amizade, a tal ponto de se tornar uma pessoa de inteira confiança do escritor desta carta. Quando o autor afirma que Tito era seu companheiro, ele está tratando de Tito sempre está lado a lado de seu ministério, tanto nas viagens missionárias e sempre.

E COOPEDADOR. Já está palavra nos ensina sobre a parte ministerial que Tito desempenhava junto ao ministério de Paulo, como seu cooperador direto. Certamente o escritor se reporta as muitas viagens missionárias que Tito teve que fazer a mando de Paulo para visitar as igrejas cristãs por eles fundadas. Além de outras missões, como as que já foram relatadas nesta mesma epístola do apóstolo dos gentios.

PARA CONSVOSCO. É provável que o autor esteja se referindo a missão anterior que Tito já havia executado em prol da igreja de Corinto e do próprio apóstolo Paulo, em termos de promover a reconciliação de ambas as partes. Bem como desta importante missão de ação social, que seria desenvolvida entre os coríntios, para o benefício das igrejas de Jerusalém, que estavam passando grandes dificuldades. Esta declaração de Paulo deixa bem claro que Tito era a pessoa ideal para mais essa missão em Corinto.

QUANTO A NOSSOS IRMÃOS. Continua o apóstolo Paulo incrementando informações sobre essa comitiva que ele designara para fazer esta importante missão na igreja de Cristo em Corinto. Esses irmãos, que não sabemos quem eram, eles foram apontados por Paulo, mas também escolhidos pelas igrejas, talvez da Judeia para ajudarem a Tito nesta missão, além de se tornarem testemunhas da transparência deste serviço.

SÃO EMBAIXADORES DAS IGREJAS. A figura de um embaixador se trata de representatividade de um país em outra nação, politicamente falando. Neste caso, estes dois irmãos foram aprovados pelas igrejas como representantes legais das comunidades cristãs, como cooperadores de Tito, mas também para fazerem o acompanhamento de como seria o recolhimento e posterior distribuição das doações.

E GLÓRIA DE CRISTO. Esta frase, também fala de representatividade, em que na frase anterior, os irmãos seriam representantes das igrejas, e nesta finalização o escritor também afirma que eles seriam representação da pessoa de Jesus Cristo, porque eram autoridades do evangelho do Senhor Jesus. A chegada de Tito e dos seus dois outros cooperadores, além de representarem a pessoa de Paulo, com todas as suas recomendações, eles estavam a serviço das igrejas e acima de tudo de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...