domingo, 8 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:12

2 Coríntios 9:12 - Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.
PORQUE A ADMINISTRAÇÃO. Paulo ficou sendo conhecido na história do cristianismo como sendo o apóstolo dos gentios em fazer importantes missões transculturais, com suas campanhas evangelísticas. Mas, este trabalho de campanhas de arrecadação de alimentos para suprir as necessidades das igrejas mais carentes teve para ele uma importância muito grande também. É tanto que ele considerava este serviço como parte de seu ministério como algo indispensável, assim como o evangelismo.

DESTE SERVIÇO. O autor fala do serviço de ação social em benefício dos cristãos que estavam passando dificuldades financeiras, coisa que nesta época, se tornou comum em Israel, desde que houve o retorna daquela nação dos cativeiros. Além do mais, toda a palestina, e aonde chegava o alcance do império romano, era grande a calamidade dos povos, que passavam a serem explorados financeiramente por Roma.

NÃO SÓ SUPRE AS NECESSIDADES. Grande parte dos que se convertiam ao cristianismo tinham seus bens confiscados pelas autoridades romanas, outros tantos eram perseguidos de forma implacável, ao ponto de abandonarem suas terras, casas e cidades para sobreviverem às perseguições hostis do império romano. Por conta destes e outros motivos, os cristãos passavam muita fome e necessidades diversas.

DOS SANTOS. A palavra “santo” quer dizer: Separado do mundanismo, separado para Deus ou ainda dedicado a fazer a vontade de Deus. Estes santos, sobre os quais se refere o escritor, não dizem respeito a mortos canonizados por uma instituição religiosa, mas dizem respeito aos discípulos de Cristo vivos que faziam parte das igrejas cristãs do primeiro século de nossa era cristã. Santo vivo e não morto.

MAS TAMBÉM É ABUNDANTE. Além do serviço de ação social suprir as necessidades das igrejas perseguidas e que passavam por tremendas necessidades econômicas, este trabalho realizado por Paulo e seus amigos de ministério rendiam muitas graças a Deus por parte dos beneficiários. O entendimento de Paulo é que este serviço em favor dos carentes era feito para glória do nome de Deus e para benefícios de muitos.

EM MUITAS GRAÇAS. Os irmãos que viveram no tempo da igreja primitiva não recebiam ajuda dos governos, como nos dias de hoje por meio dos programas sociais do Estado. Pelo contrário, o governo naquela época, que era o império romano, fazia era explorar a sociedade de um modo geral pelas altas cargas tributárias impostas aos vassalos de todo o império, por meio de suas capitanias e províncias. Portanto, os cristãos só contavam com a ajuda de Deus para sobreviverem aos tempos difíceis.

QUE SE DÃO A DEUS. Desta forma, o Senhor usava os seus filhos que tinham melhores condições financeiras para que fizessem suas doações a fim de beneficiarem os mais carentes. Com isso, todos aqueles que recebiam os benefícios deste serviço de ação social, feito por Paulo e seus amigos de ministério, agradeciam a Deus pelas bênçãos recebidas. E o nome do Senhor era glorificado em todas as igrejas, tanto pelos que tinham condições de doarem, como pelos que eram beneficiados, principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...