segunda-feira, 9 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:14-15

2 Coríntios 9:14-15 - E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há. Graças a Deus pelo seu dom inefável!
E PELA SUA ORAÇÃO. Paulo tinha consigo o conceito de que, as igrejas gentílicas deviam favores às igrejas de Israel, e isso ele pregava no mundo gentílico, pelo fato de que os gentios foram beneficiados por meio dos judeus. E a ministração deste serviço em prol dos judeus, fazia com que eles orassem por Paulo, e pelos irmãos de Corinto, pelos benefícios recebidos. Além de criar um vínculo de comunhão fraternal entre judeus e gentios, já que o Messias veio para fazer dos dois um só povo.

POR VÓS. Este “vós” diz respeito aos irmãos de Corinto, que estavam fazendo as doações à igreja de Jerusalém, bem como a todos que estavam fazendo as doações em benefício dos irmãos em Israel. Os irmãos da Judeia se sentiriam abençoados pela igreja de Cristo em Corinto, e com isso, eles teriam o sentimento de interceder perante Deus para que multiplicasse as posses daqueles que praticaram a generosidade.

TENDO DE VÓS SAUDADES. Até o momento desta carta, não se sabe o real motivo porque Paulo não se dispunha em viajar até Corinto para ver pessoalmente os irmãos daquela igreja. A não ser o que ele expressa logo no começo, dizendo que se lá fosse teria que tratar de maneira dura, aqueles que estavam se opondo contra ele naquela igreja. Esta saudade que Paulo sentia de todos fala do seu amor pelos irmãos.

POR CAUSA DA EXCELENTE GRAÇA. Como um dos principais fundadores daquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios não tira de sua memória tudo de bom que ele desfrutou entre os seus filhos na fé. Quando ele percebeu que Deus operava maravilhosamente entre aquela gente boa. Certamente, o autor se recorda de como foi bem recebido naquela cidade, e da forma como os coríntios receberam a Cristo.

DE DEUS QUE EM VÓS HÁ. Além de que, o povo de Deus na igreja de Corinto era um povo agradável, de boa convivência, receptível a mensagem do evangelho, que recebeu a Paulo como se fosse realmente um mensageiro de reino de Cristo. A graça de Deus estava sobre a vida de todos eles, porque abraçaram a redenção e salvação de Cristo com muita devoção e dedicação. Isso deixava o coração de Paulo derretido pelos seus filhos na fé em Corinto, e aumentava cada vez mais sua saudade deles todos.

GRAÇAS A DEUS. Percebe-se que estes dois últimos versículos do capítulo nove, funcionam como o término de uma correspondência, por isso que, alguns comentaristas afirmam de que, os capítulos restantes desta missiva fazia parte de uma outra carta de Paulo aos coríntios, chamava de carta severa. Seja como for, o apóstolo rende graças a Deus pelas coisas boas que aconteceram entre ele e os coríntios.

PELO DOM INEFÁVEL. Este dom inefável sobre o qual fala o escritor, pode ser que ele já estivesse agradecendo a Deus pelos resultados positivos que traria a campanha de ação social em favor das igrejas da Judeia. Ou também pode ser que o apóstolo Paulo se refira à amizade e o amor fraternal que ele tinha para com seus filhos na fé em Corinto. Por fim, não podemos descartar a possibilidade de Paulo estar agradecendo a Deus o dom inefável da salvação extensiva aos gentios da cidade de Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...