terça-feira, 10 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:2

2 Coríntios 10:2 - Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.
ROGO-VOS, POIS, QUE. Paulo repete o seu apelo feito no versículo anterior, em forma de rogos, a fim de mostrar sua humildade, até porque ele poderia na condição de fundador daquela comunidade cristã determinar ou ordenar alguma coisa. No entanto, o autor se põe em pé de igualdade perante os seus leitores para solicitar ser atendido, naquilo que era o objeto do seu deseja. Ao mesmo tempo, o apóstolo faz este apelo de antemão, por carta, para não chegar de surpresa requerendo alguma coisa.

QUANDO ESTIVER PRESENTE. Paulo estava preparando o terreno, porque havia em seus pensamentos a vontade de ânimo em chegar mais uma vez a cidade de Corinto, para então resolver algumas querelas naquela igreja. Ou quem sabe, dar continuidade a sua campanha de ação social, em prol dos irmãos de Jerusalém. Todavia, é mais provável que o escritor queira mesmo resolver problemas de ordens espirituais.

NÃO ME VEJA OBRIGADO. O que o apóstolo dá a entender é que, seu apelo era para que os irmãos da igreja de Corinto resolvessem algumas dificuldades pendentes, que a visita de reconciliação feita por Tito, não tinha resolvido. Se Paulo chegasse naquela igreja, e as coisas continuassem como dantes, com suas divisões e partidarismo, com seus oponentes do mesmo jeito, ele seria obrigado a tomar providências severas.

A USAR DE CONFIANÇA DA OUSADIA. Essa ousadia, sobre a qual fala o escritor, diz respeito a sua liberdade em tomar as devidas providências contra seus oponentes. Haja vista que ele, Paulo, tinha total autoridade para assim proceder, uma vez que, ele foi o principal fundador daquela comunidade cristã, e como tal poderia até mesmo por em disciplina quem estivesse desafiando sua autoridade apostólica naquela igreja.

QUE ESPERO TER COM ALGUNS. Na realidade, aquela comunidade cristã estava ha algum tempo, quem sabe, desde a última visita de Paulo, dividida em facções ou partidarismo, e isso fica subtendido já na primeira carta de Paulo aquela igreja. Estes alguns, sobre os quais se reporta o escritor, diz respeito a seus opositores que viviam procurando denegrir a sua imagem, reputação e autoridade, do apóstolo dos gentios.

QUE NOS JULGAM. Primeiro, viviam acusando a Paulo que ele era fraco. Por meio de suas cartas era severo, mas quando chegava em Corinto batia biela e demostrava ser medroso, e que se viesse visitar aquela igreja, não tomaria nenhuma providência contra ninguém por ser medroso. Depois, acusavam o apóstolo de andar segundo a carne e não conforme o Espírito. Além de outras tantas acusações feitas ao apóstolo.

COMO SE ANDÁSSEMOS SEGUNDO A CARNE. Esta acusação feita pelos opositores de Paulo contra sua pessoa, dava a entender que o apóstolo dos gentios não estava de acordo com a vontade de Deus, mas que ele agia dentro dos padrões humanos. Porem, a vida e o ministério deste grande homem de Deus, deu sustentação na história do cristianismo, que ele fazia e executava os planos que Deus lhe determinava a fazer. Portanto, eram falsas as acusações feitas pelos seus oponentes na igreja de Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...