segunda-feira, 16 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:13

2 Coríntios 10:13 - Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós.
POREM. Neste versículo, aprendemos o quanto o apóstolo dos gentios era sincero para com a igreja de Cristo, consigo mesmo e com Deus. Os leitores desta carta severa, porem, necessária, conheciam bem o escritor, ele que fazia o possível e até o impossível, humanamente falando, para ser o máximo de transparente em suas ações, até porque ele sabia que a Deus ninguém consegue enganar. Diferente dos seus opositores que buscavam glória pessoal, tentando diminuir a autoridade de Paulo.

NÃO NOS GLORIAMOS. Essa é uma defesa, com pano de fundo de ataque também, no sentido de confirmar com seus adversários na igreja de Corinto, eles que queriam mesmo era ganhar posições, querendo pisar na plataforma construída por Paulo. Paulo não se gabava de ser melhor do que os outros, mas tudo que ele passa a revelar sobre seus trabalhos, e comunhão com Deus, representava a mais real das verdades.

FORA DA MEDIDA. Tudo indica que, os opositores de Paulo naquela comunidade cristã, viviam se vangloriando de si mesmos, porem, mentido sobre o que diziam e faziam, porque não falavam nem viviam dentro da realidade. Mas quanto ao apóstolo dos gentios, ele testemunhava da verdade e vivia a realidade, e quem podia testificar a esse respeito, eram os próprios seus filhos na fé na igreja de Corinto.

MAS CONFORME A RETA MEDIDA. Com isso, o escritor afirma que, mesmo que ele chegue a dizer algo que os seus oponentes não aceitassem, mesmo assim, o apóstolo não estava inventando nada a seu respeito, isso porque ele estava falando a verdade. O que Paulo esperava da igreja de Corinto era que justiça fosse feita a seu respeito, diante de tudo que ele já havia realizado em prol dos servos de Cristo naquela igreja.

QUE DEUS. Os acusadores de Paulo viviam em atividades frenéticas para tomarem o lugar da liderança do apóstolo dos gentios naquela igreja. Enquanto isso, Paulo, mesmo há distância, confiava inteiramente em Deus, de que, foi o Senhor quem colocou no seu coração, em se gastar em prol dos seus filhos na fé naquele lugar, para que neste momento, houvesse uma comunidade cristã que adorava ao verdadeiro Deus. Tudo provem de Deus que chama e capacita o homem para sua obra na terra.

NOS DEU. Ninguém tem nada, quanto aos dons espirituais e ministeriais, tudo vem de Deus que dá seus dons aos filhos dos homens. Certamente, os opositores de Paulo em Corinto achavam que, pregavam ou ministravam pelas suas próprias capacidades ou habilidades. Com Paulo era deferente, porque ele reconhecia que era um homem limitado, pobre e fraco, mas que podia confiar nas realizações de Deus em seu favor.

PARA CHEGARMOS ATÉ VÓS. É provável que os adversários de Paulo naquela igreja contassem com apoios externos, tais como dos apóstolos de Jerusalém, e isso, apoio até financeiro. No entanto, Paulo não contava com o apoio de ninguém, humanamente falando, mas o seu Deus quem o chamou, capacitou e deu as condições de ele se transformar em um dos maiores missionários de sua época. Foi Deus que o levou até a cidade de Corinto, onde ele fundou aquela comunidade cristã abençoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...