domingo, 8 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:13

2 Coríntios 9:13 - Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos.
VISTO COMO, NA PROVA DESTA ADMINISTRAÇÃO. O autor estava de fato pondo a prova os seus filhos na fé, a fim de que, eles tivessem a oportunidade de compartilhar na prática do amor fraternal, ensinado por Cristo. Por outro lado, os seguidores de Cristo na igreja em Corinto, tinham neste momento, e por meio desta campanha de ação social, o privilégio de serem participantes de uma prova de amor para com os seus irmãos da igreja cristã em Jerusalém. Deus também estava provando seus filhos.

GLORIFICAM A DEUS. Para o apóstolo era como se a grande campanha de arrecadação de alimentos para os carentes da Judeia já estivesse sendo posta em prática, com resultados maravilhosos, em que os beneficiários deste serviço, já estivessem satisfeitos com a igreja de Cristo na cidade de Corinto. E por conta da grande generosidade dos filhos de Deus daquela igreja, glorificavam ao Deus dos céus.

PELA SUBMISSÃO. O escritor fala em termos de obediência dos seus filhos na fé em cumprirem aquilo que ensina o evangelho de Cristo. Na realidade era uma solicitação da parte de Paulo aos irmãos de Corinto, ao mesmo tempo em que, este serviço de ação social em prol dos judeus estava de acordo com a vontade de Cristo, uma vez que, o Senhor Jesus, quando esteve entre os homens, ensinou sobre o amor fraternal.

QUE CONFESSAIS QUANTO AO EVANGELHO. Até que esta campanha fosse implantada em pleno vapor naquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios tinha conhecimento das palavras que pronunciavam os coríntios, quanto à generosidade. Mas agora, o autor espera que eles ponham em prática tudo aquilo que confessavam com suas palavras. As igrejas atuais que não praticam ação social, não estão cumprindo o que manda o evangelho do amor fraternal, ensinado por Cristo Jesus.

DE CRISTO. Quanto ao evangelho de Cristo. O evangelho de Cristo são as boas novas de salvação com sua mensagem de união e amor entre todos que fazem parte do reino de Deus. Quando o Novo Testamento fala sobre o evangelho de Cristo, ele está se reportando sobre o filho de Deus, que veio a este mundo para servir de propiciação e redenção em prol de sua igreja amada e remida, isto é evangelho do amor.

E PELA LIBERALIDADE DE VOSSOS DONS. A liberalidade falada pelo escritor nos ensina sobre a generosidade dos filhos de Deus em abrirem suas mãos, em atos de bondade para com os que mais precisam. Já os dons sobre os quais fala Paulo, dizem respeito às doações propriamente ditas, ou seja, os alimentos que eram doados pelos irmãos da igreja de Corinto para o benefício dos pobres de Jerusalém, da Judeia e outras igrejas.

PARA COM ELES, E PARA COM TODOS. “Eles” está se reportando aos carentes da Judeia, que neste momento estavam passando por momentos de dificuldades financeiras, e que estavam contando com a generosidade dos irmãos de Corinto. E “todos” nos fala sobre as demais igrejas carentes, que certamente seriam da mesma forma beneficiadas ,com este serviço de ação social levantado pelo apóstolo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...