sexta-feira, 20 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:4

2 Coríntios 11:4 - Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
PORQUE, SE ALGUÉM FOR PREGAR-VOS. Este elemento nocivo, na igreja de Cristo em Corinto se dizia pregador, mas que na verdade não passava de um herege que ensinava suas heresias maléficas por onde passava. Muito diferente de Paulo que era um autêntico pregador das boas novas de Cristo, uma vez que, sua mensagem era Cristocêntrica, e anunciava verdadeiramente o evangelho genuíno de Cristo Jesus.

OUTRO JESUS. Os judaizantes distorciam as profecias messiânicas do Velho Testamento para apresentar Jesus de Nazaré apenas como mais um dos profetas de Israel, tirando dele sua essência de divindade. Já os pregadores filosóficos e sufistas daquela mesma época, apresentavam Jesus apenas como uma figura filosófica, que por meio de suas homilias se destacou como um bom pregador de ideias religiosas.

QUE NÓS NÃO TEMOS PREGADO. Tanto Paulo, como seus amigos de ministério, quando estiveram entre os irmãos da igreja de Cristo em Corinto pregaram sobre o verdadeiro Jesus Cristo, ele que era homem, mas que também era Deus, porque ele era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. A vida e o ministério de Jesus de Nazaré são provas irrefutáveis de que ele era o Messias de Deus prometido nas Sagradas Escrituras, que era ao mesmo tempo homem, mas que também era Deus.

OU SE RECEBEIS OUTRO ESPÍRITO. A palavra espírito neste texto está posta com letra minúscula no seu início, porque trata não do Espírito de Deus, mas sim de espírito maus e das trevas, tais como o espírito do diabo e de seus demônios. Aqueles que buscam glórias para si mesmo, como os oponentes de Paulo em Corinto, são influenciados pelos espíritos malignos, como sempre agiu o diabo desde sua queda.

QUE NÃO RECEBESTES. Quando Paulo esteve implantando aquela igreja na cidade de Corinto, por meio de suas pregações da fé, os filhos de Deus receberam o Espírito de Deus em suas vidas, por isso que passaram a ser guiados pela vontade de Deus. Porem, depois que o apóstolo se afastou daquela igreja, por conta de suas missões transculturais, chegaram alguns hereges, que estavam apagando a chama pentecostal.

OU OUTRO EVANGELHO QUE NÃO ABRAÇASTES. Em uma de suas cartas, o apóstolo Paulo escreveu sobre este outro evangelho, Gálatas 1:6-8 - Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

COM RAZÃO O SOFREREIS. Os coríntios não deveriam aceitar o outro Cristo pregado pelos hereges, nem muito menos os espíritos malignos que estavam usando os seus adversários, nem tão pouco o outro evangelho anunciado pelos inimigos do reino de Cristo. O apóstolo dos gentios da uma dica a seus filhos na fé que, se eles se deixassem levar pelas pregações dos hereges, eles iriam sofrer as consequências por isso tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...