domingo, 1 de outubro de 2017

2 Coríntios 8:24

2 Coríntios 8:24 - Portanto, mostrai para com eles, e perante a face das igrejas, a prova do vosso amor, e da nossa glória acerca de vós.
PORTANTO. O escritor termina este capítulo oito, ainda que pensando no fato de que, o que já expôs até o memento, não é suficiente para que este trabalho de ação social na igreja em Corinto, já estivesse bem esclarecido. É tanto que, ele continua no capítulo seguinte, ainda escrevendo sobre este mesmo assunto, que era a coleta de alimentos para ajudar as igrejas da Judeia, neste momento de dificuldades. E isto nos passa a ideia de quão importante para Paulo e o seu ministério era este serviço social.

MOSTRAI PARA COM ELES. Paulo já sabia de antemão que os seguidores de Cristo naquela igreja eram generosos, mas pede uma prova desta liberalidade, mediante este serviço que seria feito a partir de então com todos. “Eles” se referem a Tito e seus companheiro que faziam parte da comitiva, que foram enviados por Paulo para executar esta missão de arrecadar os alimentos e encaminhar para Jerusalém.

E PERANTE A FACE. O que o escritor deseja expressar com esta frase é que este serviço de ação social feito com a igreja de Cristo em Corinto chegasse ao conhecimento das demais comunidades cristãs com a devida medida que ele, Paulo propagava. É provável que o apóstolo dos gentios já houvesse falado nas igrejas que este trabalho seria um sucesso na igreja de Corinto. É isso que ele quer dizer nestas palavras.

DAS IGREJAS. Quando o apóstolo fala de Igrejas, neste texto, ele não está se referindo a vários templos religiosos dedicados ao cristianismo, até porque nesta época, não era permitido, pelo império romano, se construir igrejas dedicadas ao cristianismo. Também não se sabe quais igrejas se reporta o autor, se as igrejas da Macedônia ou as igrejas da Judeia, que eram as comunidades cristãs beneficiadas com este serviço. Ao se referir as igrejas, o escritor também não está falando de várias denominações.

A PROVA DO VOSSO AMOR. Duas palavras, neste texto são parecidas, mas que têm a mesma conotação, que são: mostrar e provar. No entanto, é certo dizer que, o escritor desta carta pede uma prova, na prática do amor fraternal dos seus filhos na fé, quanto a este trabalho que seria feito por Tito e seus amigos. Para o apóstolo, não bastava o amor apenas de palavras, seus leitores teriam que mostrar o amor em ação.

E DA NOSSA GLÓRIA. O escritor reitera mais uma vez que, por onde passava falava bem dos irmãos de Corinto, como sendo pessoas generosas, e que certamente abraçariam esta causa em favor dos carentes, com todo empenho possível. Seria de fato um contra censo e até certo ponto uma decepção para o apóstolo dos gentios, se este serviço desse errado naquela igreja, Paulo ficaria como mentiroso e enganador.

ACERCA DE VÓS. Uma vez feito e com sucesso este serviço de ação social, entre os que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto, as palavras de Paulo seriam confirmadas, e tudo que ele andava falando a respeito da generosidade dos seus filhos na fé seria autenticado. Não há dúvida que Paulo também encheu de esperança e confiança, tanto a Tito, quanto os demais que faziam parte da comitiva, de que eles seriam bem acolhidos pelos coríntios, e que a missão seria um sucesso, como já era esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...