terça-feira, 3 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:4

2 Coríntios 9:4 - A fim de que, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória.
A FIM DE QUE. O alerta do escritor era de que os seus filhos na fé que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto estivessem prontos para executar este importante serviço de ação social, em prol dos carentes de Jerusalém. Até porque, a parte de divulgação deste trabalho entre os coríntios já havia sido feita, desde o ano anterior, agora era o momento de por em prática o que eles já eram conhecedores sobre este projeto.

SE ACASO OS MACEDÔNIOS. Os macedônios eram aqueles que no capítulo anterior o autor teceu rasgados elogios, porque neste particular, em termos de doações para as igrejas carentes da Judeia, foram gigantes, uma vez que, fizeram suas doações além do que Paulo esperava, apesar da situação financeira deles serem não tão confortável quanto a dos moradores de Corinto. Os macedônios eram muito mais pobres.

VIEREM COMIGO. Quando o apóstolo dos gentios cuidava em fazer a devida publicidade deste serviço entre os macedônios, certamente fez grandes elogios a respeito da igreja de Corinto, que eles iriam abraças esta causa e provavelmente seria a igreja que mais apoiaria este serviço. Com isso, pode ter gerado a expectativa nos macedônios de quererem ver com os próprios olhos isto. Para tanto, eles poderiam eleger uma delegação ou comitiva para acompanhar a Paulo até a cidade de Corinto.

E VOS ACHAREM DESAPERCEBIDOS. E se os macedônios resolvessem mandar representantes com Paulo para irem até a cidade de Corinto, chegando lá, se os irmãos daquela igreja não tivessem preparados, seria uma decepção para o apóstolo Paulo, ele que falou muito bem a respeito da generosidade dos seus filhos na fé naquela igreja. O autor era um homem experiente, e com isso também muito cuidadoso.

NÃO NOS ENVERGONHARMOS NÓS. Paulo foi um dos principais fundadores daquela igreja, conhecia de rosto os que dela faziam parte, tinha certeza de que eles eram pessoas generosas. Mas de repente, se ele chegasse com a comitiva dos irmãos da Macedônia e a igreja em Corinto não estivesse pondo em prática o serviço de ação social em benefício dos necessitados, isso seria uma vergonha para o apóstolo Paulo.

PARA NÃO DIZERMOS VÓS. Porem, a vergonha maior seria para os próprios irmãos de Corinto, se eles não correspondessem às expectativas que sobre eles foram espalhadas pelo próprio Paulo em outras igrejas. Eles não poderiam se justificar que não sabiam das intenções de Paulo, quanto a este trabalho de ação social, porque desde o ano anterior, que foram avisados, além de que Tito lá chegaria com este propósito.

DESTE FIRME FUNDAMENTO DE GLÓRIA. O firme fundamento é que o apóstolo havia feito uma boa publicidade nas igrejas a respeito dos seus filhos na fé da cidade de Corinto, tomando como exemplo de que seria uma igreja que se daria neste serviço para suprir as necessidades dos carentes da Judeia. E esta glória sobre a qual fala o escritor diz respeito à confiança que o apóstolo depositava nos irmãos de Corinto de que eles fariam uma grande campanha, superando as demais comunidades cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...