quinta-feira, 5 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:7

2 Coríntios 9:7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
CADA UM. Este é um dos textos do Novo Testamento mais claros sobre as contribuições no tempo da igreja primitiva. E é bom que se diga que, as contribuições que se faziam neste mesmo tempo, não eram para o ministério, mais sim, para os serviços de ação social em favor dos mais necessitados das igrejas. Quem fazia a obra de Deus assim procedia por vocação e por amor, e não por recompensas financeiras. Paulo deixa o seu exemplo, que ele trabalhava fazendo tendas para se manter.

CONTRIBUA. Além do mais, as contribuições que se faziam não eram por regra coletiva, mais de forma individual, “cada um contribua”. Não há como os mercenários ou praticantes do comercio da fé comprovarem de que, no tempo da igreja primitiva, os cristãos pagavam o imposto religioso chamado dízimo. A não ser que os que tiram proveitos financeiros das igrejas de Cristo distorçam alguns textos bíblicos.

SEGUNDO PROPÔS NO SEU CORAÇÃO. As contribuições feitas no tempo da igreja primitiva, principalmente no mundo gentílico, não eram estipuladas por uma lei, nem muito menos por qualquer mandamento externo. Paulo deixa bem claro que esta era uma questão pessoal do contribuinte, em que ele resolvia isso no mais íntimo dos seus corações, e não por regras da lei ou de qualquer mandamento religioso dos homens.

NÃO COM TRISTEZA. Todo aquele que contribui, porque há uma determinação exterior, seja de alguma lei ou por exigência dos homens, assim o faz por obrigação, e quem assim contribui, não faz com alegria. Contribuir com alegria é quando isso parte da boa vontade daquele que deseja ajudar espontaneamente aos que mais precisam. Sem falar que, quase cem por cento da igreja de Cristo, são pessoas de pequenas posses financeiras, quando contribuem, é tirando de onde já não tem.

OU POR NECESSIDADE. Também não se deve contribuir por necessidade. O correto seria que, as igrejas locais tivessem o departamento financeiro, e as pessoas de forma voluntária que desejasse contribuir para manutenção da igreja procurassem espontaneamente a tesouraria para fazerem suas contribuições. Sendo bem claro que os recursos recolhidos seriam para manutenção da igreja e não para outras finalidades.

PORQUE DEUS AMA. Essa frase deixa bem claro que, Deus ama a quem de forma alegre contribui voluntariamente com a sua obra. Portanto, as ofertas voluntárias e as contribuições espontâneas fazem parte da vontade de Deus. A lei de Cristo é que nós amemos ao nosso próximo, e uma das formas de demostrar este amor é ajudando aos que mais precisam, por isso que a ação social era prática comum na igreja primitiva.

AO QUE DÁ COM ALEGRIA. A pergunta é: Quem tira do pouco que ganha, porventura dá com alegria, a resposta honesta é: Não! Assim sendo, o pagamento estipulado pelas organizações religiosas é uma inversão de valores, quanto ao que está escrito neste texto do Novo Testamento para a igreja de Cristo. Agora, as contribuições que são feitas por amor, conforme as posses de cada um e de acordo com o que cada um propôs no seu coração, essa sim, é a maneira correta de se fazer contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...