segunda-feira, 30 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:19-20

2 Coríntios 11:19-20 - Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto.
PORQUE, SENDO VÓS SENSATOS. Enquanto alguém dizia na igreja de Corinto que Paulo era insensato, ele ao contrário chama aos seus leitores de pessoas inteligentes, de raciocínio perfeito, que agem dentro da razão e com sabedoria. Porque era justamente desta forma que o apóstolo dos gentios via seus filhos na fé. Sem se importar se os seus opositores estavam infiltrados naquela igreja tentando denegrir seu nome, sua imagem e principalmente seu ministério para com aquela igreja.

DE BOA MENTE TOLERAIS OS INSENSATOS. Agora, quanto aos seus adversários Paulo os classifica de insensatos, porque eles estavam agindo como pessoas loucas, indo contra a verdade, porque estavam sendo injustos contra o fundador daquela comunidade cristã. Há nesta frase do escritor, ainda que indiretamente, uma cutucada de leve, ao afirmar que os coríntios estavam sendo coniventes com seus opositores.

POIS SOIS SOFREDORES. Nem mesmo os que faziam parte daquela igreja tinham a percepção do quanto estavam sendo vítimas, daqueles falsos líderes que estavam se aproveitando dos irmãos, para tirarem proveito religioso deles. Por serem estes tais obreiros fraudulentos pessoas importantes do ministério da igreja matriz de Jerusalém, então os seguidores de Cristo não queriam tomar qualquer atitude oposta.

SE ALGUÉM VOS PÕE EM SERVIDÃO. Percebe-se nesta frase que, os falsos apóstolos que estavam infiltrados na igreja de Corinto eram do partido dos cristãos legalistas de Jerusalém, eles que tentavam a tudo custo, fazer com que os novos convertidos guardassem a legislação de Moisés, como se do judaísmo fizessem parte e não do cristianismo. Para Paulo, se submeter aos ditames da lei era um tipo de servidão.

SE ALGUÉM VOS DEVORA. Neste mesmo capítulo de sua carta Paulo pergunta: Pequei contra vós por ter vos pregado o evangelho de graça? Os obreiros fraudulentos que estavam rondando a igreja de Corinto, cobravam pelos seus serviços prestados a comunidade cristã, é o que se pode dizer sobre a venda das indulgências, ou seja, vender os serviços religiosos prestados ao próximo. É o chamado comercio da fé.

SE ALGUÉM VOS APANHA, SE ALGUÉM SE EXALTA. A observação de Paulo é que os irmãos estavam se tornando vítimas fáceis destes charlatões do outro evangelho, pregado pelos obreiros fraudulentos. E para encantar os mais simples, estes enganadores se exaltavam a se mesmos, se gabando de pertencerem às lideranças vindas da igreja matriz de Jerusalém, dizendo-se obreiros de Cristo, mas era falsários.

SE ALGUÉM VOS FERE NO ROSTO. Tudo que estava acontecendo, dos falos apóstolos e obreiros fraudulentos, contra a igreja de Cristo em Corinto era um tapa na cara, dos irmãos que se achavam tão inteligentes. O escritor percebe que os falsos mestres, que estavam enganando os líderes daquela igreja, usavam dos mais diversos artifícios para encantar ao povo de Deus, e com isso, ele sente a necessidade de dar uma sacudida naquela gente, dizendo: Acordo povo de Deus, vocês estão sendo enganados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...