terça-feira, 24 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:9

2 Coríntios 11:9 - Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei.
PORQUE OS IRMÃOS. Neste mesmo tempo em que Paulo escreveu esta sua carta à igreja de Cristo em Corinto, ele já era uma liderança do cristianismo bastante conhecida em várias partes do mundo, principalmente nas igrejas por ele fundadas, bem como naquelas que seus amigos de ministério também fundaram com o apoio do grande apóstolo dos gentios. Estes irmãos a quem se refere o autor, não se sabe efetivamente quem eram, provavelmente, poderiam ser seus auxiliares diretos ou não.

QUE VIERAM. Também não se sabe de fato os motivos pelos quais estes irmãos vieram até ao encontro com Paulo. O que podemos conjecturar é que nas igrejas fundadas pelo apóstolo dos gentios no mundo gentílico, os irmãos circulavam livremente, sejam eles os servos comuns do Senhor Jesus, os seus seguidores, bem como os pregadores do evangelho de Cristo, como e principalmente os ministros, amigos de Paulo.

DA MACEDÔNIA. A Macedônia era uma província romana situada ao norte da Grécia, que foi várias vezes visitada por Paulo. (Atos 16:9-40, 17:1-15,20:1-6). Esta região foi bastante evangelizada pelo apóstolo dos gentios, porque Paulo teve uma visão em que um varão da Macedônia, na visão, lhe solicitava a sua ajuda (Atos 16:9). Os seguidores do Senhor Jesus naquela região eram um povo generoso, que desejava ajudar a Paulo.

SUPRIRAM A MINHA NECESSIDADE. Essa colocação feita pelo apóstolo Paulo, não se trata de dinheiro que os macedônios estavam lhe enviando, por ter o apóstolo pregado o evangelho para eles. O escritor trata da campanha que ele fazia em prol dos carentes de Jerusalém, que estavam neste momento passando por tremendas necessidades, portanto, este trabalho de ação social que Paulo realizava em prol dos carentes, ele fazia como se estivesse fazendo por si mesmo. Um trabalho importante.

E EM TUDO ME GUARDEI. Já quanto ao receber dos seus filhos na fé da cidade de Corinto, o apóstolo declara que, não tirou nenhum proveito financeiro deles, de nenhum, nem mesmo da igreja, como comunidade dos santos. Paulo não queria dar ocasião dos seus acusadores lhe difamarem de ele está tirando proveito da igreja de Cristo. Infelizmente muitos escândalos têm surgido, por conta dos mercenários.

DE VOS SER PESADO. O escritor fala da pressão psicológica que os fieis passam dos seus líderes, no sentido de contribuírem obrigatoriamente com seus ministérios. Paulo defende que, se alguém deseja contribuir com os trabalhos que ele realizava em prol dos carentes, que assim o fizesse, mas isso de forma voluntária (2 Coríntios 9:7). Fica bem claro que o apóstolo dos gentios não aceitava nem exigia salário da igreja.

E AINDA ME GUARDAREI. Desde os primeiro momentos em que o escritor se pôs a disposição do reino de Cristo, para levar o evangelho das boas novas aos povos que ainda não conheciam a Cristo, que ele admitiu como regra para si mesmo e para seus amigos de ministério, não aceitar salário para fazer a obra de Deus. E assim ele procedeu até o final de sua carreira ministerial. Não dá para entender que, quase todos os ministros das igrejas da atualidade trabalhem por recompensas financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...