terça-feira, 24 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:8

2 Coríntios 11:8 - Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.
OUTRAS IGREJAS. Paulo não explorava nenhuma igreja, em termos financeiros, nem muito menos recebia ajuda em dinheiro de quem quer que seja para fazer a obra de Deus nem os serviços da igreja. Será que na bíblia dos mercenários da fé, não contêm estes textos bíblicos? Será que aqueles que fazem da palavra de Deus uma mercadoria e do seu ministério uma profissão, não tem consciência de que um dia vão ter que prestarem conta por cobrarem para servir a Deus e fazerem sua obra?

DESPOJEI EU. Neste sentido, o apóstolo usa um verbo muito forte, porque neste texto, despojar significa roubar a alguém, tomar por assaltar, levar do outro o que não é seu. Dos pobres é o reino de Deus, podemos ver que a grande maioria do povo de Deus são pessoas pobres economicamente, portanto, quem vive de explorar o povo de Deus, é como se lhes tomassem quase tudo que eles tem, porque ganham pouco.

PARA VOS SERVIR. Despojei outras igrejas para vos servir, é claro que não, porque essa regra de Paulo em não receber recompensas financeiras para fazer a obra de Deus era aplicada em todas as igrejas por ele fundadas. É provável que os líderes legalistas da igreja matriz não seguissem este método que Paulo aplicava em todas as igrejas do mundo gentílico. Paulo não cobrava pelos seus serviços a igreja de Cristo.

RECEBENDO DELAS SALÁRIO. Receber dízimo, ofertas ou qualquer ajuda financeira para fazer a obra de Deus, para Paulo era receber salário. Como fica a situação daqueles que recebem salários de marajá para pregar, orar e cantar? Ou seja, para exercer ativismo religioso? Os profissionais do evangelho e os mercenários da fé precisam ter cuidado na prestação de contas diante do Deus que é juiz dos vivos e dos mortos. Ninguém será considerado inocente diante destas verdades transparentes.

E QUANDO ESTAVA PRESENTE CONVOSCO. Hoje a prática do comercio da fé é amplamente aceita e praticada pelos líderes religiosos, porque as denominações tem se tornado em poderosas organizações religiosas, em que o corporativismo protege o reino dos homens. O escritor faz lembrar aos seus leitores que, quando esteve presente com eles, jamais recebeu salário ou qualquer tipo de ajuda financeira.

E TINHA NECESSIDADE. O apóstolo dos gentios não recebia apoio financeiro da igreja matriz para fazer missões ou seus serviços na obra de Deus. Por meio dos seus escritos ficamos sabendo que ele passava por tremendas dificuldades, e até mesmo passava fome, mas não se deixava vencer pela ganância financeira de receber salário para fazer a obra de Deus. Enquanto isso, muitos têm se tornado ricos com o comercio da fé.

A NINGUÉM FUI PESADO. A “ninguém”. Paulo e seus amigos de ministério não aceitavam ajuda financeira de ninguém para fazer a obra de Deus, e isso fica explícito em várias partes de suas cartas. Aqueles que buscam justificar seus erros em fazer do seu ministério uma profissão, assim procedem, distorcendo passagens do Novo Testamento. Porque a mensagem do evangelho é muito clara que, o cristão não deve pagar nada pelos serviços prestados por quem quer que seja, a obra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...