terça-feira, 3 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:3

2 Coríntios 9:3 - Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos.
MAS ENVIEI. Acredita-se que Paulo estivesse bastante ocupado na região da Macedônia para que não fosse pessoalmente neste momento até a cidade de Corinto, com o objetivo de fazer o que tinha de ser feito em termos de convencimento daquela igreja a participar deste serviço de ação social. E não podendo fazer isso, ir pessoalmente, enviou seus cooperadores, que quando ele não podia viajar contava com eles para que em seu nome e com sua recomendação o representasse.

ESTES IRMÃOS. O autor fala de Tito, que provavelmente seria neste trabalho o coordenador da comitiva, ele que bem à pouco tempo, foi enviado por Paulo para resolver graves problemas naquela mesma igreja. Bem como de mais dois embaixadores das igrejas, eles que foram aprovados pelas igrejas, que não se sabe quais, se das igrejas da Judeia ou das igrejas da Macedônia, onde Paulo se encontrava.

PARA QUE A NOSSA GLÓRIA. O apóstolo dos gentios fala a respeito dos rasgados elogios que ele mesmo havia dado nas demais igrejas a respeito da generosidade dos seus filhos na fé, que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto. Neste caso, a própria autoridade apostólica do escritor ficaria desgastada, porque ele havia falado bem demais sobre os irmãos de Corinto, e sua prontidão em fazer o bem ao próximo.

ACERCA DE VÓS. Sendo, pois, Paulo, o fundador daquela comunidade cristã, ele conhecia a todos o suficiente para testemunhar nas demais igrejas, que este serviço de ação social em benefício dos carentes de Jerusalém seria um sucesso absoluto. Certamente o apóstolo no primeiro momento, não quis levantar este mesmo serviço naquela igreja, mas é provável que ele tenha abordado o assunto, que foi bem recebido por todos, e assim sendo, o apóstolo percebeu que havia disposição de todos.

NÃO SEJA VÃ NESTA PARTE. O que Paulo tentava com estas palavras era ter a certeza que não seria envergonhado diante das igrejas, com o fracasso desta campanha de arrecadação de alimentos, para os irmãos carentes de Jerusalém. Não há dúvida que Paulo também encheu de esperança a Tito, bem como aos demais de sua comitiva sobre que os servos de Cristo em Corinto, aceitariam de bom grado este trabalho.

PARA QUE COMO JÁ DISSE. Não se sabe ao certo, sobre que ocasião o escritor se refere sobre essa sua citação. Se ele havia falado com seus filhos na fé quando ainda da fundação daquela comunidade cristã. Se em uma visita anterior que fez aos irmãos, se na sua primeira carta, no seu último capítulo. Ou ele se reporta a tudo que já escreveu no capítulo oito desta mesma carta, que é mais provável isso mesmo.

POSSAIS ESTAR PRONTOS. Há quem defenda que o apóstolo dos gentios, já vinha preparando os corações dos seus filhos na fé na cidade de Corinto, sobre este serviço que seria feito posteriormente. O que o apóstolo desejava é que com a chegada dos emissários dele e das igrejas, não pegassem a igreja de Corinto despreparada. Pelo contrário, o escritor alerta aos irmãos daquela igreja, que eles surpreendessem aos que faziam parte daquela comitiva, bem como as igrejas que lhes enviaram também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...