terça-feira, 17 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:15

2 Coríntios 10:15 - Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra.
NÃO NOS GLORIAMOS. Como esta carta de Paulo aos coríntios foi em parte resposta as acusações dos seus oponentes, podemos conjecturar que os adversários do apóstolo gentios era quem se gloriavam de si mesmo, isso fica explicito em textos anteriores. Já quanto ao apóstolo dos gentios, ele se gloriava sim, em suas fraquezas e debilitações, quanto a si mesmo, porque sua glória era para Deus e para Cristo.

FORA DA MEDIDA. Neste caso, para Paulo, se gloriar fora da medida, era se vangloriar daquilo que não era na verdade, o que ocorria com seus opositores. Há quem diga que os tais se ufanavam de serem eloquentes quanto à oratória, mas que suas palavras não passavam de teoria sem prática. Paulo não tinha a arte da homilética, ou a arte de falar bem, mas por meio de suas ações, era um desbravador de campos missionários.

NOS TRABALHOS ALHEIOS. Neste ponto, o autor dá uma indireta contra os que pregavam o evangelho da circuncisão. No capítulo dois da carta aos Gálatas, aprendemos que houve um acordo em que Pedro ficou responsável pelos trabalhos de evangelização dos judeus, enquanto que, Paulo era o responsável pela evangelização dos gentios, ou seja, Paulo era responsável pelo evangelho da incircuncisão. Paulo vinha cumprindo o acordo, porem, os apóstolos de Jerusalém, vinha falhando nisto.

ANTES TENDO ESPERANÇA DE QUE. No caso da quebra do acordo, as lideranças de Jerusalém estavam invadindo os campos missionários transculturais de Paulo, o que não poderia acontece. Enquanto que o apóstolo dos gentios tinha a esperança de que seus trabalhos no mundo gentílico iriam cada vez mais crescer, mesmo enfrentando todas as dificuldades, porque eram atividades feitas e realizadas por fé.

CRESCENDO A VOSSA FÉ. Esse crescimento apontado pelo escritor fala sobre o desenvolvimento espiritual da igreja de Cristo na cidade de Corinto, o que os adversário de Paulo diziam o contrario, isso porque, acusavam ao apóstolo dos gentios de ter abandonado suas atividades naquela cidade. Esta fé a que se refere o autor, diz respeito à entrega da alma aos cuidados de Cristo, como Senhor e Salvador.

SEREMOS ABUNDANTEMENTE ENGRANDECIDOS ENTRE VÓS. O intuito dos oponentes de Paulo naquela igreja era tentar ofuscar a consideração que os irmãos de Corinto tinham pelo apóstolo dos gentios. Mas, Paulo não se preocupava com isso, porque tinha consciência tranquila, por ter cumprindo sua missão de forma completa, como fundador e depois discipulador dos seus filhos na fé naquela comunidade cristã.

CONFORME A NOSSA REGRA. Essa regra, sobre a qual o escritor fala, diz respeito a concentrar suas atividades evangelísticas nos campos missionários, mesmo que as lideranças de Jerusalém estivessem invadindo seus campos missionários, sem cumprirem o acordo firmado. A regra de Paulo era pregar o evangelho das boas novas, depois discipular os novos convertidos, constituir uma liderança local como administrador dos trabalhos e depois partir para fundar uma nova comunidade cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...