quinta-feira, 19 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:3

2 Coríntios 11:3 - Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
MAS TEMO QUE. Paulo demostra sua preocupação para com seus filhos na fé, no sentido de lhes alertarem para o perigo que a todo o momento rondava a porta da igreja de Corinto. Aliais, o perigo estava dentro da própria igreja, como a serpente estava dentro do jardim do Éden também. Os adversários de Paulo estavam dentro da própria igreja de Corinto, e eles também eram inimigos da igreja de Cristo, porque estavam prejudicando os trabalhos de Cristo, na igreja do Senhor Jesus em Corinto.

ASSIM COMO A SERPENTE ENGANOU EVA. O autor fala desta serpente, como sendo o diabo, que se utilizou da serpente para enganar a mulher. O diabo com os seus demônios andam rondando o rebanho de Cristo para fazer os servos e servas de Deus pecarem contra os mandamentos do Senhor. O escritor não fala que a serpente enganou a Adão, mais sim a sua mulher, que por sua vez persuadiu a Adão.

COM A SUA ASTÚCIA. Deus deu uma ordem ao casal, Adão e Eva que não comessem do fruto da árvore, que estava no meio do paraíso, porque se eles comessem teriam como consequência a morte. Mas, o diabo se utilizou da serpente para enganar a mulher, como sendo mais frágil, afirmando que se ela comesse do fruto daquela arvore, certamente não morreria. A mulher foi enganada, e fez com que Adão pecasse.

ASSIM TAMBÉM SEJA DE ALGUMA SORTE. Em Corinto não havia nenhuma arvore igual a que tinha no meio do Jardim do Éden, porem, muitos outros motivos existiam para que o inimigo viesse a enganar os seguidores de Cristo naquele lugar. Neste sentido, o apóstolo dos gentios ver seus oponentes como se fossem serpentes no meio do povo de Deus, sendo usados pelo diabo com os seus demônios para enganar.

CORROMPIDOS OS VOSSOS SENTIDOS. A serpente com sua astúcia atacou a sensibilidade da mulher, mostrando para ela apenas algum tipo de benefício pela sua desobediência, ao afirmar que ela e seu marido seriam iguais a Deus. Já foi demostrado nesta carta que os oponentes de Paulo naquela igreja buscavam glória para si mesmo e isso era o que eles pretendiam implanta como ensino para a igreja.

E SE APARTEM DA SIMPLICIDADE. A simplicidade de Cristo pode ser vista por meio de sua humanidade. Filipenses 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Devemos seguir seu exemplo.

QUE HÁ EM CRISTO. A vida simples e humilde que Cristo levou deve ser um exemplo modelo a que devemos seguir. Os adversários de Paulo na igreja em Corinto queriam ensinar aos irmãos a serem orgulhosos, buscando se exaltarem a se mesmos, porque assim agiam eles, buscando glória pessoal, e não rendendo a devida glória a Deus. Nisto estava à preocupação do apóstolo Paulo, no sentido de que os seus filhos na fé não se desviassem dos ensinos transmitidos pelo fundador daquela comunidade cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...