quinta-feira, 5 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:6

2 Coríntios 9:6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
E DIGO ISTO. Dentro deste assunto, o apóstolo agora procura levar uma mensagem aos seus leitores de incentivo, já que o ser humano por natureza, tem lá no seu íntimo seus interesses em receber. Mas para receber, o autor diz e afirma que, primeiro tem que haver a boa vontade em oferecer. Como este era um trabalho feito em favor dos judeus, convertidos é claro ao cristianismo, certamente o apóstolo se lembra do mecanismo condicional da legislação de Moisés, e explica aos seus leitores.

QUE O QUE SEMEIA. Como sempre em seus escritos, o apóstolo se utiliza de mais uma de suas alegorias, tentando explicar melhor para seus leitores, como funcionava este serviço de ação social em benefício dos carentes, diante do coração de Deus. Paulo compara o ato de fazer o bem para quem mais precisa, como a atividade agrícola, entre os que faziam grandes plantações, e os que plantavam pouco.

POUCO. Dentro deste assunto, não é preciso ser muito inteligente para compreender que, o agricultor que planta apenas um litro de milho em seu campo, é claro que ele vai colher pouco milho no final de seus trabalhos. Por mais que o terreno seja fértil, mas não tem como colher muito. No caso em foco, semear pouco era fazer uma doação pífia, diante do que o apóstolo dos gentios esperava da igreja de Corinto.

POUCO TAMBÉM CEIFARÁ. No caso da plantação de apenas um litro de milho, o resultado seria muito pouco, e o tal agricultor nem poderia dizer que fez uma plantação de verdade. Em se tratando das doações que faziam parte desta campanha levantada por Paulo com o envolvimento de Tito e outros dois emissários, se os irmãos fechassem suas mãos para doarem pouco, é porque não queriam ser abençoados por Deus, ele que recompensa de maneira abundante aqueles que fazem o bem.

E O QUE SEMEIA. De repente, o escritor muda sua visão, daquele pequeno agricultor que apenas tinha plantado um litro de milho em seu rosado, e olha em outra direção para um grande produtor de milho, em que em suas terras plantou cem litros de milho. É bem provável que Paulo neste momento pensasse no que ele escreveu em (Gálatas 6:6-7) que fala justamente da colheita, conforme a semeadora.

EM ABUNDÂNCIA. Plantar em abundância é justamente ter a certeza de que sistematicamente vai colher com fartura. Era efetivamente o que o escritor esperava dos seus filhos na fé, quanto a este serviço de ação social em prol dos seus irmãos nas igrejas da Judeia. Essa mensagem não funcionava como pressão em cima dos leitores desta carta, até porque Paulo conhecia a todos e sabia que eles tinham condições.

EM ABUNDÂNCIA TAMBÉM CEIFARÁ. Se as leis da natureza, neste particular são justas, no sentido de que, aquele que planta pouco, ceifa pouco, e aquele que planta muito, a tendência é colher na medida da proporcionalidade. Então, o que dizer do Deus da justiça? Paulo mostra por meio de seus argumentos que, se os seguidores de Cristo na cidade de Corinto fizessem uma campanha generosa de volumosas doações para os carentes de Jerusalém, podiam esperar que Deus lhes recompensariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...