sexta-feira, 6 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:8

2 Coríntios 9:8 - E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra.
E DEUS. O autor mostra neste texto as rações porque os seus leitores devem exercer a semeadora de suas doações de forma generosa. Aprendemos também nesta mensagem bíblica sobre o teísmo, em que Deus criou o homem pelo seu grande poder, e que intervêm na história do homem, tanto para abençoar, melhorando a sua qualidade de vida, como também, quando necessário, ele aplica sua disciplina punitiva. Além de que, Deus é pura justiça, e tem galardão certo para quem faz o bem.

É PODEROSO. Os seguidores de Cristo na cidade de Corinto não estavam lidando com um deus fraco, limitado e inerte, como as falsas divindades dos pagãos, mas eles estavam tratando com o Deus Todo-poderoso, que tem a capacidade de realizar tudo aquilo que lhe apraz. Ele que trabalha em prol daquele que nele esperança. Desta forma, se os irmãos fizessem a vontade de Deus poderiam esperar o galardão certo.

PARA FAZER ABUNDAR. Os filhos de Deus nesta terra são conscientes que, todo aquele que busca o reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça, as demais coisas desta vida lhes são acrescentadas, porque esta é a promessa da palavra de Deus (Mateus 6:33). Desta forma, o interesse maior dos remidos de Cristo é conseguir fazer a vontade do Pai, até porque, conforme a proposta, a boa recompensa vem sempre.

EM VÓS TODA A GRAÇA. Essa graça, dentro deste texto, fala da conquista da bondade de Deus, ele que por meio de sua misericórdia vai sempre abençoar aqueles que cumprem o segundo mandamento da lei de Cristo, que é amar ao próximo como a se mesmo. O apóstolo garante que, Deus vai verdadeiramente estender a sua mão graciosa para todos aqueles, que estenderem suas mãos de ajuda neste serviço social.

A FIM DE QUE TENDO SEMPRE. Cristo ensinou sobre a mordomia cristã, em que os seus discípulos não tem nada neste mundo, mas que o Pai deposita em suas mãos seus dons e dádivas, para que estes sejam administradores das coisas que pertencem ao Criador de todas as coisas. É justamente sobre isso que está escrevendo Paulo neste texto, que os filhos de Deus na cidade de Corintos só têm alguma coisa, porque Deus lhes abençoou para que com a bênção proveniente de Deus outros sejam abençoados.

EM TUDO, TODA A SUFICIÊNCIA. O escritor conhecia bem cada um dos que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto e sabia que eles tinham uma condição financeira confortável para que, se quisessem pudesse realizar um grande trabalho de ação social, em prol dos carentes da Judeia. Eles tinham condições para se mesmo, e, além disto, tinham o suficiente para poder ajudar aos irmãos carentes de Jerusalém.

ABUNDEIS EM TODA A BOA OBRA. Termina então o apóstolo dos gentios dizendo aos seus leitores que eles não deviam ser egoístas, no sentido de reter somente para si mesmo, aquilo que eles possuíam. Mas que Deus havia lhes aberto às portas dos céus em fartura, para que eles pudessem compartilhar com generosidade com os demais irmãos, que neste momento, estavam precisando de uma mão amiga. Esta prática de ação social era uma semeadora em fartura para uma colheita em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...