quinta-feira, 19 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:2

2 Coríntios 11:2 - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
PORQUE ESTOU ZELOSO DE VÓS. Paulo quem desbravou aquele campo missionário, por meio de seu ministério, e desde então tinha maior cuidado para com seus filhos na fé, a fim de que crescessem na fé e se aperfeiçoassem nos caminhos do evangelho de Cristo. Este zelo que o apóstolo tinha pela igreja de Cristo em Corinto, diz respeito a não permitir que ninguém invadisse essa igreja, que era fruto dos seus labores em prol do reino de Deus e de Cristo. Paulo estava preocupado com aquela igreja.

COM ZELO DE DEUS. Neste ponto, o autor demostra de onde vinha, ou a fonte de tamanho zelo que ele sentia pela igreja de Cristo naquele lugar. Este zelo que vinha da parte de Deus é porque certamente o Senhor vinha revelando a Paulo o quanto aquela igreja sairia perdendo, caso a investida dos oponentes de Paulo prosperasse. As heresias plantadas pelos adversários de Paulo teriam que ser cortada pela raiz.

PORQUE VOS TENHO PREPARADO. O apóstolo dos Paulo fala sobre a pregação do evangelho que ele desempenhou desde os primeiro momentos quando esteve entre aquela povo, passando pelas campanhas de evangelização, os trabalhos de discipulado e outras atividades em benefício daquela igreja. Tudo isso tinha como objetivo preparar aquela igreja para fazer parte do reino de Deus e de Cristo Jesus, o Salvador.

PARA VOS APRESENTAR. Como líder principal daquela comunidade cristã, o apóstolo tinha um cuidado especial por cada um dos que faziam parte do corpo de Cristo, como que haveria de prestar contas por cada um deles perante o juiz dos vivos e dos mortos. Por outro lado, o escritor aponta em direção da volta de Cristo, isto porque a igreja primitiva esperava a Cristo ainda naqueles dias, como hoje, esperamos também.

COMO UMA VIRGEM PURA. Neste texto, o escritor se utiliza de uma metáfora, (artifício literário muito utilizado por Paulo), para representar uma realidade espiritual. Certamente, o autor faz comparação com um casamento nupcial de uma virgem em Israel, que conforme o costume da época deveria se apresentar impecável diante do seu noivo. Assim deve ser a igreja de Cristo, quando for se encontrar com ele, o Noivo.

A UM MARIDO. Tanto a noiva, quanto e principalmente o noivo, futuro marido, ficavam ansiosos pelo momento do encontro. Não é diferente do encontro da igreja com o Noivo, que é Cristo Jesus. A igreja de todos os tempos sempre viveu com uma tremenda ansiedade quanto ao retorno do Noivo, Cristo Jesus. Nós que vivemos nestes últimos dias, estamos efetivamente ansiosos que o Cristo de Deus venha nos buscar.

A SABER, A CRISTO. Jesus nos prometeu: João 14:1-3 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. O Noivo que há de vir buscar a sua igreja é o mesmo que fez a redenção, que prodigalizou a reconciliação por meio da eficaz propiciação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...