sábado, 21 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:5

2 Coríntios 11:5 - Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos.
PORQUE. Não é difícil de se descobrir que os avançados trabalhos de Paulo causava ciumeira naqueles que se achavam mais importantes do que ele, no ministério da igreja primitiva. E o fato do apóstolo dos gentios não fazer parte da cúpula de Jerusalém, buscavam de todas as maneiras desclassificarem seu ministério, e por cima de tudo, solapar sua autoridade apostólica. Até nos dias de hoje é assim, se tem um homem de Deus que exerce seu ministério de forma independente, sem se submeter aos caprichos das lideranças de sua denominação, esse tal passa a ser perseguido por aqueles que são considerados colunas da igreja, por ocuparem posições de destaque.

PENSO QUE. Paulo não queria neste ponto, nem mostrar as provas de seu apostolado, que já havia sido aprovado por Deus, mesmo contando com a resistência dos homens. O autor em sua humildade apenas chegava a imaginar que seus labores em prol do reino de Cristo lhe conferiam as credenciais de um obreiro digno de ser chamado apóstolo de Cristo. Além de que, a igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto sabia de que Paulo era um homem de Deus, aprovado em tudo que realizava, e a existência daquela igreja era uma prova de que Deus estava com ele.

EM NADA. Os fatos históricos do cristianismo tem comprovado que o apóstolo dos gentios foi mais eficiente em seu ministério do que até mesmo os demais apóstolos que faziam parte da igreja matriz em Jerusalém. O grupo dos doze, da igreja matriz, concentraram suas atividades em Israel, e com isso, seus trabalhos não desenvolveram tanto, até porque naquele país, os judeus rejeitaram a Cristo, e, portanto, não receberam o cristianismo como uma religião oficial, pelo contrário, os seguidores do judaísmo, consideravam o cristianismo como uma seita herética, e, portanto, pagã.

FUI INFERIOR. Basta ler os relatos bíblicos registrados nas páginas do Novo Testamento, que se verifica que Paulo foi na realidade um gigante em seus labores em prol da igreja de Cristo. Percebe-se que os oponentes de Paulo na igreja de Corinto, buscavam diminuir a pessoa de Paulo, bem como rebaixar sua autoridade como apóstolo de Cristo. Porem, estes mesmos, teriam que nadar contra a correnteza, no sentido de que, os fatos comprovariam de que, o ministério de Paulo já estava consolidado no mundo gentílico, e que os demais apóstolos tinham que aceitar isso.

AOS MAIS EXCELENTES. Paulo como um homem educado e justo, reconhecia a grandeza e a importância dos apóstolos de Jerusalém, apesar de que por parte de alguns da igreja matriz não reconheciam sua autoridade como apóstolo de Cristo. Estes apóstolos mais excelentes sobre os quais se refere o escritor, certamente dizem respeito a Pedro, João e Tiago, que eram considerados colunas da igreja matriz de Jerusalém. Nem mesmo a estes que eram as principais lideranças da igreja de Cristo em Israel, o apóstolo Paulo se achava inferior em termos de autoridade eclesiástica.

APÓSTOLOS. Neste texto, descobrimos a possibilidade de um dos oponentes de Paulo na igreja de Cristo em Corinto ser o apóstolo Pedro, ou qualquer um dos demais apóstolos de Jerusalém. Por fim, pode ser alguém que usava o nome dos apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...