segunda-feira, 23 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:6

2 Coríntios 11:6 - E, se sou rude na palavra, não o sou contudo na ciência; mas já em todas as coisas nos temos feito conhecer totalmente entre vós.
E, SE SOU RUDE. Os adversários de Paulo se gabavam de serem pessoas eloquentes em seus discursos e em suas oratórias. Como na cidade de Corinto a oratória técnica era algo muito valorizado, então, até certo ponto, os falsos mestres ganhavam ponto para com aquela igreja. Quando o autor coloca o “se”, isso nos faz saber que ele estava usando de humildade em reconhecer que tinha suas dificuldades em apresentar uma pregação bem elaborada seguindo todas as técnicas da Homilética e da oratória.

NA PALAVRA. O apóstolo não está falando da sua pregação, porque pelas suas cartas e pelas revelações dadas por Cristo ao apóstolo dos gentios, ficamos sabendo que Paulo era profundamente conhecedor dos mistérios do evangelho das boas novas de Cristo e de tudo que envolve a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade. Mas, certamente o autor se reporta a arte de pregar pela oratória perfeita tecnicamente.

NÃO O SOU CONTUDO. O fato é que, os cristãos legalistas de Jerusalém haviam chegado naquela comunidade cristã, e, portanto, estavam tentando implantar o evangelho da circuncisão no campo missionário gentílico conquistado por Paulo. Acredita-se que estes falsos mestres eram do apostolado da circuncisão, que desejavam implantar o mesmo regime judaico cristão da igreja matriz de Jerusalém.

NA CIÊNCIA. Os oponentes de Paulo poderiam ser melhores do que ele nas fábulas artificiais judaicas ou nas filosofias sufistas dos gnósticos, mas no que diz respeito à teologia cristã, o apóstolo dos gentios não perdia para ninguém, isso porque, o próprio Cristo o encheu do conhecimento do verdadeiro evangelho e de tudo que dizia respeito às doutrinas cristãs da nova dispensação. O profícuo trabalho missionário que Paulo desenvolveu no mundo gentílico dá testemunho em seu favor.

MAS JÁ EM TODAS AS COISAS. O escritor fala das várias provas que ele já havia dado tanto em Corinto, quanto nas demais igrejas por ele fundadas, do seu vasto campo de conhecimento que tinha dos mistérios de Deus em Cristo Jesus. Nem mesmo os mais excelentes dos apóstolos de Jerusalém tinham tanto conhecimento das revelações do evangelho das boas novas de Cristo, do que o apóstolo dos gentios, e isso é fato.

NOS TEMOS FEITO CONHECER. Durante seus trabalhos de evangelização em toda a extensão da cidade de Corinto, por meio de suas pregações, o apóstolo Paulo demostrou de todas as maneiras a grande dimensão do seu conhecimento do evangelho que pregava e defendia. Mas os seus adversários em Corinto, eram novatos, desconhecidos, que queriam ganhar pontos, simplesmente pela falácia.

TOTALMENTE ENTRE VÓS. Geralmente os falsos mestres, bem como os pregadores de heresias se camuflam por traz de uma retórica bem elaborada para enganar os mais simples do povo, e lamentavelmente arrastam para si mesmo, roubando a glória de Deus, alguns que exercem a fé cega. Todavia, o apóstolo Paulo, quando esteve entre os seguidores de Cristo em Corinto agiu sempre com transparência, mostrando quem realmente ele era, e revelando suas mais sinceras intenções, por palavras e atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...