segunda-feira, 16 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:14

2 Coríntios 10:14 - Porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo.
PORQUE NÃO NOS ESTENDEMOS. O apóstolo mostra em texto anterior que os seus concorrentes na igreja de Corinto viviam querendo mostrar que eram melhores do que os outros, e principalmente melhores que o fundador daquela igreja, isso com o intuito de ganharem ponto diante do povo de Deus, na tentativa de prejudicarem a liderança de Paulo naquela comunidade cristã. Só que, a liderança do apóstolo dos gentios já estava consolidada naquela igreja, como fundador e edificador daquela obra.

ALÉM DO QUE CONVÊM. Neste ponto, fica implícito que estes oponentes de Paulo naquela igreja, poderiam ser pessoas ligadas a igreja matriz de Jerusalém, eles que ficaram responsáveis pelo evangelho da circuncisão. Quando Paulo esteve em Jerusalém para discutir sobre sua área de atuação, ficou acordado que os apóstolos ficaram com a evangelização dos judeus, e Paulo com a evangelização dos gentios.

COMO SE NÃO HOUVÉSSEMOS. Uma das acusações que os inimigos de Paulo lhe faziam também naquela comunidade cristã, era de que apesar de ser um dos fundadores principais daquela igreja, mas que o apóstolo havia abandonado aquele povo, e que não voltaria mais a visitar os coríntios. Além de ter trabalhado nos fundamentos daquele trabalho, o autor desta carta já tinha visitado aquela igreja.

DE CHEGAR ATÉ VÓS. O fato é que Paulo era um missionário transcultural, Cristo o havia confiado à evangelização do mundo gentílico de sua época, com isso, ele tinha que semear as boas novas de Cristo em todos os países da Europa e Ásia e outros. Com isso, ele não tinha como cuidar de uma só igreja. No entanto, já estava programado que logo mais o aposto dos gentios estaria visitando mais uma vez à igreja de Corinto.

POIS JÁ CHEGAMOS TAMBÉM ATÉ VÓS. A acusação dos opositores de Paulo era falsa, uma vez que, o próprio Paulo já estivera ali naquela igreja mais de uma vez, já havia enviado Timóteo em missão para visitar aquela comunidade cristã, bem como a Tito também e outros cooperadores seus. Assim sendo, o apóstolo dos gentios estava mais presente na igreja de Corinto, do que pensavam os seus adversários e oponentes.

COM O EVANGELHO. Sem falar que, o apóstolo dos gentios já tinha alcançado aquela cidade por completa com o evangelho das boas novas de Cristo. O escritor fala sobre o evangelho da incircuncisão, que era o evangelho da graça de Deus pregado aos gentios, que era diferente do evangelho da circuncisão, que era o evangelho pregado pelas lideranças da igreja matriz de Jerusalém aos seguidores do judaísmo, os judeus.

DE CRISTO. Quando Paulo escreve sobre o evangelho de Cristo, ele quer dizer sobre suas mensagens que eram Cristocêntricas, ou seja, que sempre tinham Cristo como conteúdo principal. Falar sobre o evangelho de Cristo é narrar sua história descrevendo sobre sua missão salvadora e redentora. O sobrenome Cristo nos fala de quem realmente é Jesus de Nazaré, ele que é o enviado e ungido de Deus Pai. O evangelho de Cristo nos fala a respeito da redenção, propiciação e reconciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...