sábado, 14 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:9-10

2 Coríntios 10:9-10 - Para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas. Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.
PARA QUE NÃO PAREÇA. Paulo já deixou bem claro o motivo porque não queria estar presente neste momento entre os irmãos da igreja em Corinto. Porque ele era uma pessoa super educada, e, portanto, não queria responder pessoalmente as acusações que lhe estavam fazendo. Com isso, ele achou melhor enviar seu amigo de ministério, Tito, para primeiro apaziguar as coisas, mais depois, ele chegaria com as providências devidas, contra aqueles que estavam denegrindo sua imagem e seu ministério.

COMO SE QUISERA INTIMIDAR-VOS. Esta era mais uma dentre outras tantas acusações dos opositores de Paulo na igreja de Cristo em Corinto. De que as cartas severas de Paulo era apenas uma forma do apóstolo intimidar os irmãos, mas que sua presença em Corinto não significava nada. Na realidade, o apóstolo dos gentios não precisava usar deste expediente, porque a igreja de Corinto já conhecia bem ele.

POR CARTA. Não se sabe se o apóstolo se refere a sua Primeira carta aos Coríntios ou se trata desta segunda carta. Ainda de resto, existem alguns comentaristas bíblicos que se reportam a uma carta perdida do apóstolo àquela igreja, que ainda era mais dura em palavra do que todas, ou se efetivamente ele se refere apenas aos últimos três capítulos desta mesma missiva, também chamada e reconhecida de carta severa.

PORQUE AS SUAS CARTAS. Ora se chama de cartas, outra ora de missivas e ainda de epístolas. O fato é que o apóstolo dos gentios era um missionário em potencial, e com isso, seu grande desejo era levar o evangelho de Cristo aonde o Senhor Jesus ainda não era conhecido. Quando Paulo fundava uma comunidade cristã, em determinada cidade, ele preparava um obreiro local e já partia para outro campo, mais não abandonava a igreja fundada e se comunicava com ela por carta ou missiva.

DIZEM, SÃO GRAVES E FORTES. Esta era na realidade uma das acusações que os oponentes de Paulo faziam contra ele, de que suas cartas eram carregadas de exortações graves, o que para os seus oponentes seriam acusações do apóstolo contra eles. Além de que suas correspondências estavam minadas de palavras fortes, com ameaças veladas contra aqueles que se levantavam contra sua pessoa e autoridade.

MAS A PRESENÇA DO CORPO E FRACA. Além da igreja de Cristo na cidade de Corinto conhecer a Paulo muito bem, ao que tudo indica, seus oponentes também o conheciam pessoalmente. Estas acusações se referem ao próprio tamanho de Paulo, que era um homem de estatura mediana, além de que ele tinha uma saúde um tanto debilitada, era feio de aparência, tinha poucos cabelos, nariz grande e olhos grandes.

E A PALAVRA DESPREZÍVEL. Além de atacarem a aparência física do apóstolo Paulo, seus opositores também atacavam suas palavras, seus discursos e sua oratória. Neste caso, alguns comentaristas afirmam que eram os partidários de Apolo quem faziam tais acusações contra Paulo, isso porque, defendiam que Apolo era um dos pregadores mais eloquentes daquela igreja, e, que portanto, devia ser o líder dela, e não Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...