sexta-feira, 13 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:8

2 Coríntios 10:8 - Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei.
PORQUE, AINDA QUE EU. O escritor usa o “eu” diretivo a sua pessoa, porque esta fazendo sua defesa pessoal contra aqueles que buscavam diminuir sua autoridade apostólica na igreja de Cristo em Corinto. E para tanto, ele faz suas justificativas mostrando sua eficácia nos trabalhos de Cristo e como Deus o capacitou para sua importante missão no mundo gentílico. É natural que todo ser humano use sua defesa pessoal para se defender dos ataques externos, nem que seja com um escudo.

ME GLORIE. O autor se refere a tudo que ele passa a argumentar em sua defesa nestes três últimos capítulos de sua carta. São relatórios verídicos que o apóstolo passa a detalhar de algumas coisas que ele já havia passado no serviço de Deus e sobre sua comunhão e aproximação com o dono da obra, Deus o Pai e seu filho Jesus Cristo. Paulo não passa a falar nada mais do que a verdade sobre si mesmo e Deus.

MAIS ALGUMA COISA DO NOSSO PODER. Os oponentes de Paulo o acusavam de suas fragilidades, ao que tudo indica, ele não contava com boa saúde, tinha problema de visão, era de pequena estatura ou estatura mediana, e conforme informações de escritores mais antigos, o apóstolo era um tanto feio de aparência. No entanto, poucos homens de sua época, contava com uma força de vontade como ele dispunha.

O QUAL O SENHOR NOS DEU. A chamada de Paulo foi algo extraordinário para o cristianismo primitivo. Os apóstolos de Jerusalém de princípio não entenderam que Cristo foi rejeitado pelos judeus, e que sua igreja seria composta na sua grande maioria de gentios, portanto, concentraram suas atividades em Israel. Mas Paulo, diferente de todos eles, recebeu de Deus poder para levar o evangelho em todo o mundo de sua época, por isso que se transformou no grande apóstolo dos gentios.

PARA EDIFICAÇÃO. Os concorrentes de Paulo na igreja cristã de Corinto, pelo contrário, estavam procurando destruir o povo de Deus naquele lugar, quando por meio de suas atividades buscavam dividir o povo de Deus. Porem, desde o primeiro momento, quando o apóstolo colocou seus pés naquele lugar, que seus labores e atividades eram justamente para levantar uma igreja poderosa naquela cidade.

E NÃO PARA DESTRUIÇÃO. Ninguém podia dizer que o apóstolo dos gentios havia se aproveitado da bondade dos irmãos para explorar quem quer que seja. Paulo deu tudo de si mesmo para que naquela cidade existisse uma igreja edificada em nome de Cristo, em muitos trabalhos, fadiga, dia e noite levando as boas novas de Cristo aos cidadãos daquele lugar, até que viu um povo santo buscando o reino de Cristo.

NÃO ME ENVERGONHO. Paulo não escandalizou o evangelho naquele lugar, não prejudicou a ninguém em Corinto, não usou de sua autoridade apostólica para explorar nem mesmo a igreja. Por isso que ele, de cabeça erguida, podia voltar aquela igreja, glorificando o nome do Senhor, tendo uma consciência tranquila de que só fez o bem ao povo de Deus. Paulo não sentia vergonha de nada do que fez em Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...