domingo, 15 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:11

2 Coríntios 10:11 - Pense o tal isto, que, quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes.
PENSE O TAL ISTO, QUE. O tal, diz respeito ao oponente de Paulo na igreja que estava na cidade de Corinto, esse mesmo que vinha perturbando aquela comunidade cristã, falando mal do apóstolo dos gentios e tentando diminuir a autoridade apostólica de Paulo. Seus pensamentos eram de que o apóstolo dos gentios não tinha capacidade de ser o líder principal daquela igreja, porque ele, Paulo, não tinha firmeza no que escrevia, porque quando presente era um judeuzinho de meia tigela.

QUAIS SOMOS. Todas as informações que o apóstolo já passou e que até o final desta carta ainda haverá de passar, são verídica a seu respeito, desmontando os falsos pensamentos que seu opositor naquela igreja tentava repassar para os irmãos. Portanto, a verdade verdadeira, sobre o apóstolo dos gentios, não tinha nada a ver com os falsos testemunhos que este tal individuou vinha inventando sobre Paulo.

NA PALAVRA POR CARTA. Uma das falácias deste oponente de Paulo era de que o apóstolo tinha dupla personalidade, em que por meio de suas palavras em carta dizia uma coisa, mas quando presente no corpo, não confirmava aquilo que dizia por meio de suas missivas. O fato é que Paulo usa de inteligência e envia suas cartas, antes de sua chegada, na tentativa de resolver certos problemas, antes de sua chegada pessoal.

ESTANDO AUSENTE. Neste momento, Paulo estava ausente da igreja de Cristo em Corinto, não era porque ele tivesse medo de alguma coisa. Primeiro, é que ele era um homem muito ocupado na obra de evangelização, tendo que fazer missões em vários países da Europa e Ásia. Depois, como ele era um homem educado e de paz, não desejava fazer um confronto direto com seus tais oponentes na igreja de Corinto, por isso que, ele estava enviando suas cartas e enviando também a Tito na frente.

TAIS SEREMOS TAMBÉM. Paulo nega ter dupla personalidade, contrastando assim com a falácia do seu opositor naquela igreja. A própria igreja de Corinto podia testemunhar a respeito da transparência com que agia o apóstolo dos gentios. Até porque aquela comunidade cristã fora fundada pelo escritor desta carta, de forma que, um dos motivos desta correspondência era que os irmãos rechaçassem tal acusação.

POR OBRA. O que o autor quer dizer em sua colocação é que, tal ele era por palavra, da mesma forma ele era na prática por meio de seus atos. Acredita-se que esse tal oponente de Paulo na igreja em Corinto, que não sabemos quem era, não conhecia bem a Paulo, assim como ele era, porque já chegou nesta comunidade cristã, quando tudo já estava pronto por Paulo. Mas a igreja de Cristo naquele lugar conhecia Paulo.

ESTANDO PRESENTE. Quando da fundação daquela comunidade cristã, bem como em uma visita posterior já feita aquela igreja, o apóstolo dos gentios demonstrou quem de fato ele era. No momento estava enviando esta sua carta, mas quando chegasse àquela igreja mais uma vez iria demostrar na prática quem ele era. Que o seu opositor esperasse mais um pouco, porque logo mais, o apóstolo chegaria naquela cidade para então falar e fazer, harmonizando palavras e obras como deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...