quinta-feira, 12 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:6

2 Coríntios 10:6 - E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
E ESTANDO. Observa-se neste texto, uma mensagem de defesa do autor, contra aqueles que estavam tentando desmontar a autoridade apostólica de Paulo, na comunidade cristã da cidade de Corinto. Estas também eram forças contrárias, que se levantavam contra o missionário, também de dentro da comunidade cristã, porque tentavam obstruir os trabalhos e atividades em prol do reino de Deus, feitos pelo apóstolo dos gentios. O inimigo também usa quem está na igreja, contra a verdade.

PRONTOS. Mas, como o apóstolo não estava presente neste momento, entre os seus filhos na fé da igreja de Corinto, ele solicita aos irmãos que eles mesmos, tomassem as devidas providências, no sentido de deter aqueles que andavam denegrindo a imagem do apóstolo, bem como tentando macular sua autoridade apostólica. Paulo planejava chegar brevemente naquela igreja, mais que tudo fosse resolvido antes dele chagar.

PARA VINGAR. As forças exteriores, o próprio Deus se encarregava de destruir pelo seu grande poder, bastava que a igreja entrasse em oração a Deus, que era uma arma poderosa para destruição de fortalezas. Mas, no que diz respeito aos falsos irmãos, que estavam infiltrados no seio da igreja, o próprio corpo de Cristo em Corinto precisava tomar as devidas providências. O apóstolo fala em disciplinar aos infiéis.

TODA A DESOBEDIÊNCIA. Não se requer obediência de quem não faz parte da igreja de Cristo, tais como os judeus, não cristãos, que se levantavam contra as coisas do reino de Deus, nem também das autoridades romanas, que estavam sendo usadas pelo império das trevas para perseguir a igreja de Cristo. Mas sobre aqueles que se diziam fazer parte da igreja de Cristo, mas que, desobedeciam ao evangelho, Paulo solicita que as lideranças locais da igreja em Corinto tomem providências contra eles.

QUANDO. O escritor fala em atitude por parte das lideranças locais da igreja de Cristo, que estava na cidade de Corinto. Eles conheciam de perto ao apóstolo dos gentios, e sabiam que as inverdades inventadas pelos oponentes de Paulo, não tinham fundamentos. O apóstolo dos gentios ficou entre os coríntios mais um ano e meio, o tempo suficiente para se deixar conhecer, e demostrar sua sinceridade e verdade.

FOR CUMPRIDA. Acusavam a Paulo de que ele, por carta era severo, mas que, quando presente era fraco e medroso. Todavia, quem estava demostrando isso eram justamente os líderes locais da igreja em Corinto, uma vez que, os opositores de Paulo estavam se manifestando, sem, no entanto, ter quem os proibissem. Paulo esperava que antes de sua chegada naquela igreja, os problemas fossem resolvidos.

A VOSSA OBEDIÊNCIA. Quando for cumprida a vossa obediência. Primeiro, os seguidores de Cristo na cidade de Corinto devia tal obediência para com Deus, uma vez que, o Senhor conhecia a Paulo e sabia que ele era fiel para com a igreja do Senhor naquele lugar. Depois, eles deviam obediência também aos ensinos transmitidos pelo escritor naquele lugar, uma vez que, quem primeiro chegou com a verdade do evangelho naquela cidade foi justamente Paulo e seus amigos de ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...