quarta-feira, 11 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:3-4

2 Coríntios 10:3-4 - Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas.
PORQUE, ANDANDO NA CARNE. O autor não esta se referindo as obras da carne, que estão alistadas em Gálatas 5:19-21 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia. Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias. Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

NÃO MILITAMOS SEGUNDO A CARNE. Apesar de viver neste corpo físico, porque o ser humano tem esta responsabilidade de ter que passar pela experiência como homem. Mas, as batalhas dos servos de Cristo, não são segundo a carne, ou seja, do jeito mundano. A nossa luta, não é contra carne e sangue, mas sim contra as forças espirituais que se levantam contra nós, como potestades, poderes e domínios.

PORQUE AS ARMAS DA NOSSA MILÍCIA. Certamente, o apóstolo se refere à busca espiritual pelas armas espirituais. Podemos dizer que estas armas são a oração permanente a Deus pedindo proteção divina, a leitura das sagradas Escrituras, como um habito diário, com intervalos de profundas meditações, o jejum como abstinência temporária de alimentos, para fortalecer o espírito e enfraquecer a carne.

NÃO SÃO CARNAIS. As armas carnais são aquelas que os filhos dos homens usam para atacar e também se defenderem. As armas carnais são simples até as mais sofisticadas, desde uma simples pedra, um pedaço de pau, uma faca, um revolver, uma metralhadora, um foguete de longo alcance ou uma bomba nuclear. Não são estas as armas de um servo de Deus, porque a nossa guerra não é visível nem material.

MAS SIM PODEROSAS. Comparadas às armas espirituais que os seguidores de Cristo se utilizam nas batalhas espirituais, as armas que citamos no parágrafo anterior são fracas. Quando invocamos ao nome do nosso Deus, adquirimos poder para vencer fortalezas e desfazer toda força que se levanta contra nossa alma. Por mais conhecedor que sejamos das coisas espirituais, não vemos o que está ao nosso dispor.

EM DEUS. Não é força própria que nos capacita para vencermos as forças do mau, que a todo o momento se levantam contra nós, mas sim, o poder ilimitado que vem de Deus e que está sempre a nossa disposição. Tudo provem de Deus que nos fornece sua permanente proteção, cuidado e segurança, se não fosse assim, o império do mau já teria nos destruído. Mas Deus coloca seus poderosos anjos ao nosso redor.

PARA DESTRUIÇÃO DAS FORTALEZAS. Estas fortalezas são as forças do inimigo com os seus demônios que se levantam contra os filhos de Deus. Bem como todas as influências deste mundo que tentam nos atrair com seus atrativos enganosos. O apóstolo Paulo estava mostrando para seus oponentes infiltrados na igreja de Cristo em Corinto, que não adiantava se levantarem contra ele, nem contra o povo de Deus, porque somos mais do que vencedores por Cristo Jesus, o grande Rei da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...