terça-feira, 10 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:1

2 Coríntios 10:1 - Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco.
ALÉM DISTO, EU PAULO. Temos comentado que, estes três últimos capítulos de 2 Coríntios, mais parece uma carta em separado do restante do corpo desta epístola, como se o escritor estivesse escrito uma terceira carta aos seus filhos na fé que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto. Este Eu, Paulo, faz parte da introdução editorial de quase todas as cartas do apóstolo, em que ele se identifica como autor de tais missivas. Paulo era judeu, da tribo de Benjamim, nascido em Tarso da Cilícia.

VOS ROGO. Neste primeiro versículo, o autor não fala sobre o motivo do seu rogo, mas que já no segundo versículo ele demostra o motivo central de sua petição. Este pedido feito neste texto da carta severa de Paulo é mais uma preparação para que os seus filhos na fé viessem a lhe atender no que ele passaria a lhes expor. O que Paulo queria mesmo era que houvesse mudança de atitude dos irmãos em algumas coisas.

PELA MANSIDÃO. Os comentaristas bíblicos afirmam que neste momento da vida da igreja em Corinto, uma verdadeira guerra interna estava sendo travada entre os partidários das várias facções instaladas naquela igreja. Neste sentido, o apóstolo dos gentios apelava que os seus filhos na fé olhassem para o exemplo de Cristo que, mesmo enfrentando muita oposição, mas se manteve no caminho da mansidão.

E BENIGNIDADE DE CRISTO. A benignidade de Cristo foi demostrada, quando ele teve a capacidade de fazer o bem a todos, mesmo que tivesse de enfrentar a oposição de muitos dos seus inimigos. A vinda do Messias de Deus e o seu ministério foi somente para fazer o bem a todos os judeus, porem, mesmo assim foi rejeitado pelo seu povo. Neste texto, o escritor roga aos irmãos que se aplicassem a suportabilidade para que pudessem compreender as fraquezas uns dos outros e não auto se destruírem.

EU QUE, NA VERDADE, QUANDO PRESENTE ENTRE VÓS. Certamente, o apóstolo fala de quando esteve entre os coríntios, quando da fundação daquela comunidade cristã, que conforme alguns comentaristas, foi mais ou menos um ano e maio. Bem como de uma visita posterior que o apóstolo fez aquela igreja. E por fim, uma nova visita que estava em mente e na agenda do apóstolo a ser feita aquela comunidade cristã.

SOU HUMILDE. O apóstolo se reporta sobre o seu comportamento e sentimento que o fazia agir humildemente para com os seus leitores. Este era um ponto do ministério de Paulo que os seus oponentes da igreja de Cristo em Corinto o acusavam, falando de que ele era covarde, medroso e fraco, isso porque, quando ainda estava entre os coríntios agia como se tivesse medo de tudo. Mas no cristianismo humildade é virtude.

MAS AUSENTE, OUSADO PARA CONVOSCO. A acusação dos oponentes de Paulo na igreja em Corinto era que ele quando estava presente era medroso, mas por carta, era valente, destemido. Apesar de termos a nossa frente, os últimos três capítulos desta carta, uma mensagem mais forte de Paulo aos coríntios, porem, não era verdade o que os seus opositores diziam a seu respeito, e a igreja de Cristo sabia que não era assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...